Integrantes do corpo clínico do Hospital Itamed, nova denominação do Hospital Ministro Cota Cavalcanti, vão prestar homenagem póstuma ao Dr. Pedro Peres de Lavra Pinto, médico pioneiro e um dos mais conceituados profissionais de Foz do Iguaçu, falecido no dia 23 de janeiro. Tinha 83 anos de idade e quase 60 de formação. A reverência à memória do cirurgião geral, cidadão honorário iguaçuense, será realizada às 18h30 de terça-feira (04), na sala de estudos do hospital, em assembleia extraordinária do corpo clínico.
Natural do Rio Grande do Sul e formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o Dr. Peres – como era chamado – chegou a Foz do Iguaçu em 1970. Atuou na Santa Casa Monsenhor Guilherme por mais de 30 anos, até o fechamento da unidade. Ainda foi o primeiro chefe do Posto de Assistência Médica (PAM) do município, servidor do Instituto Nacional da Previdência Social, membro-fundador do Associação Médica de Foz e médico do (então) Hospital Costa Cavalcanti, onde iniciou as atividades em 1996, tendo permanecido até 2023, quando se aposentou oficialmente. Em 2017, tinha recebido do CRM-PR o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelos 50 anos de Medicina.
LEIA TAMBÉM:
- Entenda o tumor de pâncreas, doença que matou Léo Batista
- As novas regras do fisco para profissionais de saúde
- Em busca de médicos com melhor formação
Por sua dedicação à atividade médica e reconhecimento da comunidade iguaçuense, o Dr. Peres foi homenageado pela Câmara Municipal de Foz, que em dezembro de 2018 conferiu-lhe o título de Cidadão Honorário. Na oportunidade, ressaltou o seu amor à profissão que abraçou. Faleceu na manhã do dia 23 no Hospital Itamed, que emitiu nota de pesar em que destacou a trajetória de dedicação do ilustre médico. Também a Câmara e personalidades políticas e do meio médico lamentaram a perda.

Diretor clínico do Hospital Itamed e supervisor dos serviços de mais de 400 médicos credenciados, Victor Emmanuel Evangelista da Silva destaca que o Dr. Peres recebeu muitas homenagens em vida. Porém, agora, diz, a deferência é uma maneira de expressar publicamente o agradecimento dos colegas pelos ensinamentos e pelos exemplos que deixa às novas gerações de médicos.
“Foi um grande privilégio trabalhar todos estes anos em sua companhia. O Dr. Peres deixa legado de comprometimento com os preceitos éticos e humanitários. O nosso pesar e respeito aos familiares e amigos”.
O cirurgião deixou a esposa Ivone, os filhos Maurício, Eduardo e Alexandre – este também médico – e netos, que foram convidados para cerimônia de homenagem.
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui