
Fomento Paraná retoma linha de crédito para afetados por desastres
Mais de R$ 20 milhões de crédito serão liberados para empreendedores de municípios atingidos por enchentes e vendavais.
A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, vai retomar a concessão de crédito por meio da linha Paraná Recupera Emergencial a partir do próximo dia 20 de fevereiro. O objetivo é liberar até R$ 24,5 milhões para novas operações de crédito para empreendedores de municípios atingidos por enchentes, vendavais e outras situações de emergência.
A taxa de juros será fixa, em 0,95% ao mês, para todos os empreendimentos atingidos direta ou indiretamente pela situação de emergência e que sejam enquadrados na linha de crédito.
O anúncio foi feito pelo diretor-presidente da instituição, Vinícius Rocha, durante o Paraná Mais Cidades. O evento promovido pelo Governo do Estado e Associação dos Municípios do Paraná reúne prefeitos e representantes dos 399 municípios paranaenses, em Foz do Iguaçu, no Oeste, até esta sexta-feira (14).
“O Paraná Recupera é uma ferramenta muito importante do Governo do Estado para a recuperação da atividade econômica em municípios atingidos por estas catástrofes climáticas, que se tornam cada vez mais frequentes”, explica Rocha.
A linha Paraná Recupera Emergencial exige que o município afetado por um desastre tenha um decreto de situação de emergência homologado pelo Estado. Também é preciso solicitar a adesão ao programa Paraná Recupera Emergencial e enviar o Formulário de Informações do Desastre (FIDE), que é encaminhado à Defesa Civil.
O município habilitado terá acesso ao programa pelo prazo de até 90 dias, contados a partir da data de publicação do decreto municipal.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.