
Dicas para adoção de hábitos saudáveis em favor da qualidade de vida
No Dia Mundial da Saúde e Dia Nacional Mude1Hábito, Unimed Curitiba incentiva mudanças de comportamento que possam impactar no bem-estar
A trend “primeiro você começa, depois você melhora” se popularizou nas redes sociais com o compartilhamento de evoluções profissionais e pessoais no formato “antes e depois”. No dia 7 de abril, em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, a Unimed Curitiba lança uma campanha estimulando as pessoas a assumirem o protagonismo de cuidado com a sua saúde, o seu bem-estar e a sua qualidade de vida. Afinal, nessa data a cooperativa médica também celebra o Dia Nacional Mude1Hábito, data instituída pelo Sistema Unimed para inspirar as pessoas a darem um primeiro passo em favor de uma vida saudável.
Com o conceito “sua jornada de bem-estar começa com um primeiro passo”, a campanha da maior operadora de planos de saúde do Paraná traz dicas de atitudes simples que possam inspirar as pessoas a colocarem em prática no dia a dia.
- Adicione gatilhos ao ambiente: conectar um novo hábito a algo que você já faz automaticamente facilita a transição.
- Registre seu progresso: marcar um “X” no calendário cada vez que pratica o hábito reforça a continuidade.
- Comece devagar, mas comece já: pequenas ações diárias geram grandes mudanças.
- Elimine barreiras e facilite o caminho: reduza o esforço inicial e aumente suas chances de sucesso.
- Não dependa da motivação, confie no sistema: o que importa é a repetição, não o desejo momentâneo.
- Mude sua identidade, não só seu comportamento: quando você se vê como alguém que pratica um hábito, fica mais fácil mantê-lo.
- Recompensas imediatas para reforçar o comportamento: após um dia produtivo, um tempo para si. O cérebro precisa associar prazer ao esforço.
- Transforme o hábito em um compromisso público: quando você diz a alguém que vai mudar algo, sua chance de desistir diminui.
- Aceite o desconforto como parte do processo: o começo sempre será incômodo. Em vez de buscar atalhos, abrace o desconforto.
- Dê tempo para o cérebro consolidar o novo padrão: não desanime nos primeiros dias. Estudos indicam que leva entre 21 e 66 dias para um hábito se tornar automático.
Além disso, cooperados especialistas falam sobre os pilares para uma vida saudável: alimentação equilibrada, prática de exercício físico e autocuidado com a sua saúde mental.
Alimentação
A alimentação saudável desempenha papel fundamental no organismo e assegura que o corpo receba os nutrientes essenciais para seu funcionamento ideal. Além disso, fornece a energia antes, durante e após a prática de atividade física. Uma boa alimentação ajuda a dar mais disposição e proteger de doenças crônica, como diabetes, doenças cardiovasculares, AVC e até mesmo o câncer. Com a correria do dia a dia, por exemplo, é cada vez mais comum encontrar pessoas que substituem um prato de comida por um lanche rápido, como afirma a médica endocrinologista cooperada da Unimed Curitiba, Fernanda Justus Malucelli. A médica reforça que nem todos os produtos industrializados são vilões e que a busca por comidas chamadas de verdade, alimentos naturais é sempre a melhor opção.
Exercício
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças não transmissíveis, como câncer, diabetes e problemas cardiovasculares, são responsáveis por 74% das mortes no mundo, sendo que grande parte desses óbitos poderia ser evitada com mudanças no estilo de vida. No Brasil, os números também são alarmantes. Dados do Ministério da Saúde revelam que 24,3% dos adultos brasileiros sofrem de obesidade, ou seja, um em cada quatro. A condição está diretamente ligada a problemas como hipertensão, diabetes, dificuldades respiratórias, gota, cálculos biliares e até alguns tipos de câncer. E a obesidade é apenas uma das muitas consequências de um estilo de vida desregrado, sedentário e com má alimentação.
Os impactos da negligência com a saúde podem ser graves e, a longo prazo, irreversíveis. Por isso, a mudança deve começar agora. E, com a proximidade da 19ª Corrida Noturna Unimed Curitiba, que acontece no dia 12 de abril na Ligga Arena, o ortopedista e médico do esporte cooperado da Unimed Curitiba, Álvaro Chamecki, reforça que o exercício é uma boa opção para quem quer mudar um hábito. Além de ser considerada uma prática democrática porque pode ser praticada por qualquer pessoa, sem grandes exigências de investimento ou equipamento, os especialistas afirmam que a corrida é também uma das principais aliadas na prevenção de doenças cardiorrespiratórias, circulatórias, de diabetes tipo 2 e de diferentes tipos de câncer. “Além de ativar a musculatura, quem corre é inundado pela endorfina, hormônio liberado pelo cérebro que aumenta a sensação de prazer e bem-estar. O resultado também pode ajudar a melhorar quadros depressivos e de ansiedade. Além disso, esse esporte é aliado para quem quer perder peso”, afirma o médico.
Cuidado com a saúde mental
Dados recentes do Ministério da Previdência Social mostram que o Brasil vive uma crise de saúde mental. Em 2024, quase meio milhão de pessoas (472.328) foram afastadas de suas funções por transtornos mentais, 68% a mais que no ano anterior. Os números revelam que, somente no Paraná, foram 24.706 afastamentos, sendo mais de seis mil (6.026) por ansiedade e outros 5.993 por depressão.
Para o psiquiatra e médico cooperado da Unimed Curitiba, Gustavo Sehnem, pequenas mudanças na rotina podem ajudar a prevenir doenças e até mesmo despertar autoconhecimento suficiente para que a pessoa perceba sinais de alerta para buscar ajuda profissional.
“Ter oscilações de humor é natural, mas é preciso estar atento à intensidade. Sentir alegria, tristeza, irritabilidade é natural em nosso dia a dia. Isso dura horas, até um dia. Agora, se isso persiste por mais tempo, mais que duas semanas, independentemente de situações boas e positivas que acontecem em nossa vida, é um ponto de atenção”, diz o médico.
O especialista enaltece a importância de procurar ajuda médica para restabelecer a saúde, porque muitas vezes uma doença mental inibe os pacientes de realizarem atividades físicas, por exemplo, e isso pode culminar em quadros de dores crônicas, perda ou ganho excessivo de peso, problemas cardíacos e outras situações que trazem malefícios à saúde como um todo.
Mude1Hábito
O movimento incentiva a população a começar novos hábitos saudáveis, como caminhada, alimentação balanceada e exercícios aos poucos, sem cobranças nem metas inatingíveis. No site do “Mude1Hábito” as pessoas encontram mais orientações sobre saúde além de sugestões de receitas saudáveis com passo a passo completo e ingredientes simples para que possam colocar em prática em casa.