Economia
Parques do Paraná registram aumento no número de visitantes 
Foto: Jonathan Campos/Secom

Parques do Paraná registram aumento no número de visitantes 

As unidades de conservação receberam perto de 215 mil pessoas nos primeiros três meses do ano.

paranaportal - terça-feira, 22 de abril de 2025 - 08:18

Os parques estaduais do Paraná administrados pelo Instituto Água e Terra (IAT) registraram aumento no número de visitantes no primeiro trimestre deste ano. Foram 214.493 visitas nos três primeiros meses, 4,72% a mais do que no mesmo período de 2024, quando as Unidades de Conservação (UCs) receberam 204.825 pessoas.

O resultado foi puxado especialmente pelo Parque Estadual da Serra da Baitaca, entre Piraquara e Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, que quebrou o próprio recorde: 25.411 turistas nos primeiros três meses do ano, aumento 20,7% em relação a 2024 – somente em março 12.707 pessoas visitaram a UC, conhecida por pontos turísticos emblemáticos como os morros Pão de Loth (Ló), Anhangava e o Caminho do Itupava. 

Outros destaques foram a Ilha do Mel, em Paranaguá, no Litoral, que cresceu 14% (de 94.351 para 107.552 turistas); o Guartelá, em Tibagi, nos Campos Gerais, com incremento de 12% (de 6.855 para 7.676); e o Monumento Natural Salto São João, em Prudentópolis, no Centro-Sul do Paraná, que passou de 4.832 visitantes para 5.326 (10,2%). 

O secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, comemorou os bons resultados.

“A ideia do turismo, de observação da natureza, de observação de pássaros, de contato com o meio ambiente, é uma ideia a favor da vida e também de geração da consciência ecológica. Todas as nossas unidades de conservação podem e devem ser espaços de educação ambiental”, afirma.

Para o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto, as pessoas estão buscando mais qualidade de vida, e os parques oferecem além da contemplação da natureza, a possibilidade de praticar exercícios.

“As pessoas estão buscando outras atividades que não só a contemplação da paisagem, estar junto à natureza e praticando atividades físicas, que são o que essa unidades de conservação oferecem”, destaca.

O estudo, chamado de visitômetro, foi divulgado neste mês e revelou ainda que, entre os parques nacionais, o Iguaçu, em Foz do Iguaçu, na região Oeste, terminou 2023 como o segundo com mais turistas (1.800.225 pessoas), atrás apenas da Tijuca, no Rio de Janeiro, com 4.464.257.

*com BandNews Curitiba.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe