
Virada no tempo traz chuvas fortes ao Paraná
Chuvas volumosas seguidas de raios são esperadas nos diversos setores paranaenses, segundo o Simepar; Defesa Civil está em alerta.
Chuvas fortes devem atingir o Paraná a partir da noite desta quarta-feira (23), devido uma área de baixa pressão atmosférica que avança sobre o Estado. O alerta é do Simepar, que prevê acumulados entre 40 mm e 80 mm em diversos setores paranaenses.
A virada no tempo começa já na noite de hoje em municípios das regiões Oeste e Sudoeste. Durante a madrugada de quinta-feira (24), os temporais se intensificam, com precipitações mais severas e persistentes por todo o dia, e grande incidência de raios.
De acordo com o meteorologista Reinaldo Kneib, essas são as áreas do Estado com o quadro mais preocupante. “A previsão é de acumulados elevados de chuva, entre 60 e 80 milímetros. Alguns municípios, porém, podem ter registros de volumes superiores, de forma localizada”, afirma.
Na manhã de quinta-feira, as tempestades alcançam as regiões Centro-Sul, Noroeste e Norte do Estado, com chuvas de moderada a forte.
“Durante a trajetória dessas tempestades há previsão de chuvas significativas e persistentes, de forma contínua, principalmente entre o Oeste e o Centro-Sul. Nas regiões dos Campos Gerais, Leste e Norte do Estado também há previsão de tempestades e incidência elevada de raios, porém o volume de precipitação deve ser menor”, ressalta Kneib.
Ainda na quinta-feira, a instabilidade atmosférica será mais expressiva durante a tarde nos Campos Gerais, Leste e Norte Pioneiro, com previsão de acumulados entre 40 mm e 60 mm. A expectativa é de chuva volumosa principalmente nos Campos Gerais, com valores acima de 60 mm.
Defesa Civil em alerta
Diante da previsão de chuva forte para todo o Estado, a Defesa Civil alerta para o risco de alagamentos e enchentes nos setores Centro-Sul, Oeste e Sudoeste, regiões em que há previsão de volume mais elevado de chuva em um curto período de tempo. No Norte, Noroeste, Norte Pioneiro, Leste e Campos Gerais, o risco é menor para ocorrência dos fenômenos, mas não é possível descartá-los de maneira localizada.
“Com a projeção de grande quantidade de chuva pelos modelos, já iniciamos o acompanhamento da situação. Estamos monitorando a evolução para emitir novos alertas”, afirma Marcos Vidal, porta-voz da Defesa Civil.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.