Agenda Cultural
Sicredi usa peça de teatro para transmitir o seu legado de valores
Foto: Divulgação

Sicredi usa peça de teatro para transmitir o seu legado de valores

Escritor e marqueteiro Eloi Zanetti foi convidado pela diretoria da Sicredi para apresentar uma ideia para as comemorações dos 40 anos da Cooperativa.

Pedro Ribeiro - quinta-feira, 24 de abril de 2025 - 11:32

Em junho do ano passado o publicitário, escritor e marqueteiro Eloi Zanetti (ex-Bamerindus e Boticário) foi convidado pela diretoria da Sicredi para apresentar uma ideia para as comemorações dos 40 anos da Cooperativa, e que neste evento fossem transmitidos às novas gerações de colaboradores os valores fundamentais da Cooperativa criados pelo padre Theodor Amstad há mais de 120 anos em Nova Petrópolis/RS. O recado deveria também acrescentar os valores e as dificuldades passadas pelos fundadores da Sicredi moderna, iniciada há 40 anos em algumas cidades do interior do Paraná.

Crescimento contínuo e novas gerações de associados e colaboradores

​A preocupação de diretoria era transmitir os valores que mantém este sistema de governança responsável por crescimento exponencial nos últimos anos: profundo respeito aos associados, atendimento personalizado, preocupação com a comunidade, com a educação,  sustentabilidade e treinamento da sua equipe. Eloi apresentou a ideia de se fazer uma peça teatral sobre o assunto e que ela fosse acessível a todos os funcionários abrangendo o Paraná, São Paulo e Rio janeiro. 

​Aprovada a ideia, foi convidado o diretor de teatro, ator, músico e contador de histórias Richard Rabbelo que convocou outros talentos como os atores Mauro Zanata, Jomas Medeiros, Thadeu Peronne, Isabela Lago, Valeria Ziimermann, Pedro Melo, Ronnald Pinheiro, Uyara Torrente e a cantora síria (refugiada) Myruia Tokmaji cuja apresentação ao final da peça cantando em aramaico a oração Pai Nosso foi emocionante. A trilha sonora ficou a cargo de A Banda Mais Bonita da Cidade com arranjos e composições de Eduardo Gomide. A produção ficou a cargo da Escola de Criatividade comandada por Jean Sigel e Livia Kohiyama que arregimentou os melhores profissionais da área.

Depois de meses de ensaio, a peça foi levada no auditório Positivo e apresentada a 700 convidados. A peça foi encenada novamente em Foz do Iguaçu para integrantes dos Comitês Mulheres e Jovens (850 pessoas) – projeto social comunitário que abrange o treinamento e apoio para mulheres e jovens empreendedores em várias cidades onde o Sicredi atua.

​A peça foi filmada pela empresa especializada em gravação e edição de peças teatrais Takebiz Audiovisual e ficará disponível Escola de Educação que a Sicredi mantém para treinamento de funcionários. 

De onde veio tudo isto

​Hoje quando um novo colaborador entra no sistema não tem ideia do esforço que os fundadores da cooperativa fizeram para chegar até onde chegou. As lutas foram muitas, desde a descrença de que um sistema crédito cooperativo. “Isto jamais irá funcionar; diziam alguns.” A burocracia do governo militar que não incentivava reuniões de pessoas – sistema cooperativo – a falta de um banco para apoiar as transações de compensação de cheques, lugares adequados para funcionamento e a restrição de que o sistema só poderia ser usado por agricultores. Tudo esses empecilhos foram vencidos com muita luta e hoje a cooperativa atua em todo o país. 

A peça conta toda esta história.

Gente que coopera cresce

A Sicredi PR/SP/RJ está presente em 690 municípios em mais de 954 agencias e com 14,4 mil colaboradores. Tem mais de 2,4 milhões de associados e é a única instituição financeira presente em 73 municípios. No Brasil tem 8,5 milhões de associações em 2,8 mil agências e 47 mil colaboradores.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe