
Sicredi usa peça de teatro para transmitir o seu legado de valores
Escritor e marqueteiro Eloi Zanetti foi convidado pela diretoria da Sicredi para apresentar uma ideia para as comemorações dos 40 anos da Cooperativa.
Em junho do ano passado o publicitário, escritor e marqueteiro Eloi Zanetti (ex-Bamerindus e Boticário) foi convidado pela diretoria da Sicredi para apresentar uma ideia para as comemorações dos 40 anos da Cooperativa, e que neste evento fossem transmitidos às novas gerações de colaboradores os valores fundamentais da Cooperativa criados pelo padre Theodor Amstad há mais de 120 anos em Nova Petrópolis/RS. O recado deveria também acrescentar os valores e as dificuldades passadas pelos fundadores da Sicredi moderna, iniciada há 40 anos em algumas cidades do interior do Paraná.
Crescimento contínuo e novas gerações de associados e colaboradores
A preocupação de diretoria era transmitir os valores que mantém este sistema de governança responsável por crescimento exponencial nos últimos anos: profundo respeito aos associados, atendimento personalizado, preocupação com a comunidade, com a educação, sustentabilidade e treinamento da sua equipe. Eloi apresentou a ideia de se fazer uma peça teatral sobre o assunto e que ela fosse acessível a todos os funcionários abrangendo o Paraná, São Paulo e Rio janeiro.
Aprovada a ideia, foi convidado o diretor de teatro, ator, músico e contador de histórias Richard Rabbelo que convocou outros talentos como os atores Mauro Zanata, Jomas Medeiros, Thadeu Peronne, Isabela Lago, Valeria Ziimermann, Pedro Melo, Ronnald Pinheiro, Uyara Torrente e a cantora síria (refugiada) Myruia Tokmaji cuja apresentação ao final da peça cantando em aramaico a oração Pai Nosso foi emocionante. A trilha sonora ficou a cargo de A Banda Mais Bonita da Cidade com arranjos e composições de Eduardo Gomide. A produção ficou a cargo da Escola de Criatividade comandada por Jean Sigel e Livia Kohiyama que arregimentou os melhores profissionais da área.
Depois de meses de ensaio, a peça foi levada no auditório Positivo e apresentada a 700 convidados. A peça foi encenada novamente em Foz do Iguaçu para integrantes dos Comitês Mulheres e Jovens (850 pessoas) – projeto social comunitário que abrange o treinamento e apoio para mulheres e jovens empreendedores em várias cidades onde o Sicredi atua.
A peça foi filmada pela empresa especializada em gravação e edição de peças teatrais Takebiz Audiovisual e ficará disponível Escola de Educação que a Sicredi mantém para treinamento de funcionários.
De onde veio tudo isto
Hoje quando um novo colaborador entra no sistema não tem ideia do esforço que os fundadores da cooperativa fizeram para chegar até onde chegou. As lutas foram muitas, desde a descrença de que um sistema crédito cooperativo. “Isto jamais irá funcionar; diziam alguns.” A burocracia do governo militar que não incentivava reuniões de pessoas – sistema cooperativo – a falta de um banco para apoiar as transações de compensação de cheques, lugares adequados para funcionamento e a restrição de que o sistema só poderia ser usado por agricultores. Tudo esses empecilhos foram vencidos com muita luta e hoje a cooperativa atua em todo o país.
A peça conta toda esta história.
Gente que coopera cresce
A Sicredi PR/SP/RJ está presente em 690 municípios em mais de 954 agencias e com 14,4 mil colaboradores. Tem mais de 2,4 milhões de associados e é a única instituição financeira presente em 73 municípios. No Brasil tem 8,5 milhões de associações em 2,8 mil agências e 47 mil colaboradores.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.