
Circulação do vírus da gripe cresce quase 500% no Paraná
A vacina é a principal proteção para evitar contrair a gripe e as complicações da doença, principalmente em crianças e idosos.
A Secretaria da Saúde alerta para o aumento expressivo da circulação de vírus respiratórios no Paraná nas últimas três semanas. O vírus da gripe, por exemplo, teve a positividade elevado em 497,78% entre março e abril.
O vírus sincicial respiratório (VSR) também teve aumento na circulação no Estado, com a alta de 133% na positividade nos testes para detectar a presença do vírus.
Os dados foram consolidados nesta semana pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Diante do aumento considerável das amostras positivas para os vírus respiratórios, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destaca a importância da vacinação e alguns cuidados básicos, como a higienização das mãos e manutenção de ambientes arejados.
“A vacina é a principal proteção para evitar contrair a gripe e as complicações da doença, principalmente em crianças e idosos. Estamos sentindo a mudança de temperatura, com dias mais frios. A prevenção é essencial para que os serviços de saúde não sobrecarreguem”, explica.
O vírus sincicial respiratório é uma das maiores causas de infecções respiratórias em recém-nascidos e crianças pequenas, sobretudo bebês. É um dos principais vírus associados à bronquiolite, quadro caracterizado pela inflamação dos bronquíolos — pequenas e finas ramificações dos brônquios, que transportam o oxigênio até o tecido pulmonar.
Já o Influenza A é um dos tipos do vírus da gripe, e costumam circular de maneira sazonal, sendo mais comum nas estações de outono e inverno.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.