Economia
Rotas cervejeiras fomentam o turismo gastronômico do Paraná
Foto: SETU-PR

Rotas cervejeiras fomentam o turismo gastronômico do Paraná

O Estado é reconhecido pelo alto número de cervejarias registradas e uma produção estimada em 7,8 milhões de litros por ano.

paranaportal - domingo, 27 de abril de 2025 - 11:29

Em evidência nas produções e atrativos ligados à gastronomia, o Paraná é destaque no turismo cervejeiro, com rotas consolidadas na Capital e na Região Metropolitana. De acordo com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), o Estado conta com mais de 170 cervejarias registradas e uma produção estimada em 7,8 milhões de litros por ano.

Curitiba conta com a Rota Cervejeira, uma opção para conhecer mais da cultura que envolve a produção e degustação da bebida. Lançada em 2024 pela Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva), o roteiro conta com apoio do Governo do Estado e do Viaje Paraná. O tour passa por 17 bairros e conta em seu itinerário com mais de 20 pubs, bares e empreendimentos.

Já em Pinhais, na Região Metropolitana, é possível visitar a Rota da Cerveja Artesanal, que conta atualmente com sete empreendimentos em seu itinerário.

“Muitas vezes, um município que não conta com tantos atrativos turísticos encontra na sua cultura e na criação de rotas um novo fluxo e produto que valoriza o turismo municipal. A regionalização é muito importante, porque o turista que vem fazer a Rota Cervejeira de Curitiba pode conhecer a Rota da Cerveja em Pinhais, visitar o Caminho do Vinho em São José dos Pinhais e aproveitar muitos outros atrativos na Região Metropolitana”, afirma Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, órgão de promoção comercial do setor no Estado.

Aano passado, a Heineken – uma das maiores marcas de cerveja do mundo – criou um tour envolvendo sua produção no Estado. O tour dura cerca de duas horas e pode ser feito na planta fabril em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. A unidade paranaense da multinacional possui a maior produção de Heineken e Heineken 0.0 da companhia no Brasil.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe