
Funeral do Papa Francisco reúne mais de 200 mil pessoas no Vaticano
Fiéis de várias partes do mundo, chefes Estado e religiosos participaram da missa de corpo presente do Santo Padre, na Praça de São Pedro.
Milhares de pessoas se reuniram na manhã deste sábado (26) na Praça de São Pedro, no Vaticano, para o funeral do Papa Francisco. A Santa Sé estimou a presença de 200 mil pessoas na última despedida ao Santo Padre.
A Missa de Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali – nove dias de luto e orações em honra ao pontífice, teve início as 10h no horário local, 5h no horário de Brasília, no átrio da Basílica de São Pedro.

A celebração eucarística emocionou os presentes em vários momentos. Ao menos 250 cardeais, além de bispos, padres, irmãs e irmãos religiosos participaram da missa de corpo presente. O caixão de madeira e zinco, selado na noite de sexta-feira (25), foi colocado no átrio da Basílica, em frente ao altar.

Chefes de Estado de diversos países estiveram no funeral do papa Francisco. Entre eles, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Donald Trump, presidente dos EUA, Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, e o presidente argentino Javier Milei.
Após a celebração, o caixão foi levado ao interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde acontece a cerimônia de sepultamento, um pedido do próprio papa Francisco. O cortejo fúnebre percorrerá uma distância de cerca de 4 quilômetros pelas ruas de Roma.
Os nove dias de celebrações eucarísticas em sufrágio do pontífice morto serão marcados por missas no período que se inicia este sábado e segue até 4 de maio, sempre às 17h (horário local), na Basílica de São Pedro, com exceção da Missa da Divina Misericórdia, que será neste domingo (27), às 10h30 (horário local), na Praça de São Pedro.
*com Agência Brasil.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.