
Paraná lança campanha para diminuir acidentes de trânsito
Uma das ações do Maio Amarelo no Estado prevê R$ 14,7 milhões em investimentos de sinalização viária em municípios paranaenses.
O Governo do Estado lançou nesta segunda-feira (5) as ações do Maio Amarelo 2025, que promove a segurança no trânsito e, consequentemente, a redução de acidentes. Neste ano, a campanha tem como tema “No seu caminho, pode ter uma vida”, para mostrar os problemas causados pelo excesso de velocidade.
Conforme o Executivo, também foram assinadas as ordens de serviço para a implantação de projetos de sinalização viária em 55 municípios paranaenses. “Estamos investindo um recurso alto para evitar os acidentes, que têm causado grandes aborrecimentos nas famílias e trazem um grande problema para o Estado”, destacou Darci Piana, vice-governador do Paraná. A cerimônia ocorreu no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

O diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado, ressaltou que a mobilização do poder público e de entidades da sociedade civil organizada é necessária para conscientizar não apenas motoristas, mas também pedestres, ciclistas e motociclistas sobre a atenção no trânsito.
“O Maio Amarelo é um movimento de sensibilização de toda a sociedade, reunindo o poder público e a iniciativa privada em torno da causa de segurança no trânsito”, afirmou.
Ações do Maio Amarelo no Paraná
Uma das ações previstas para o mês no estado é o lançamento da consulta pública do Plano Estadual de Segurança no Trânsito para o Estado do Paraná (Petrans). Por meio dela, a população vai poder opinar sobre as necessidades dos seus municípios na questão da mobilidade, ciclomobilidade, segurança no trânsito, transporte coletivo, uso de aplicativos, entre outros assuntos.
A consulta pública ficará aberta por um período de 30 dias, e pode ser acessada pelo site do Detran-PR.
O Detran-PR também confirmou R$ 14,7 milhões em investimentos de sinalização viária de 55 municípios, que foram divididos em cinco lotes no Estado. O projeto prevê a instalação de placas de regulamentação, advertência, indicativas e realizada pintura no pavimento de faixas de pedestres, legenda “Pare”, marcação de estacionamento, linha de eixo de via, faixas de retenção entre outros.
O prazo de execução das obras é de nove meses. Confira as cidades contempladas:
1. Agudos do Sul
2. Almirante Tamandaré
3. Amaporã
4. Antonina
5. Astorga
6. Bandeirantes
7. Barbosa Ferraz
8. Bela Vista do Paraíso
9. Bituruna
10. Borrazópolis
11. Brasilândia do Sul
12. Campo Magro
13. Campo Mourão
14. Cândido de Abreu
15. Cantagalo
16. Cidade Gaúcha
17. Contenda
18. Cruzeiro do Oeste
19. Diamante d’Oeste
20. Enéas Marques
21. Entre Rios do Oeste
22. Fazenda Rio Grande
23. Flórida
24. General Carneiro
25. Ibema
26. Iguatu
27. Imbituva
28. Inácio Martins
29. Ipiranga
30. Iporã
31. Iracema do Oeste
32. Itaipulândia
33. Ivaiporã
34. Jandaia do Sul
35. Jundiaí do Sul
36. Luiziana
37. Mandirituba
38. Manoel Ribas
39. Marquinho
40. Matelândia
41. Medianeira
42. Mercedes
43. Nova Santa Bárbara
44. Paraíso do Norte
45. Porecatu
46. Prudentópolis
47. Quatiguá
48. Quitandinha
49. Ribeirão Claro
50. Santo Antônio da Platina
51. São João
52. São Jorge do Patrocínio
53. São Pedro do Ivaí
54. Sertanópolis
55. União da Vitória
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.