Cidades
Apreensões de drogas crescem 155% nos primeiros meses do ano no Paraná
Foto: Sesp

Apreensões de drogas crescem 155% nos primeiros meses do ano no Paraná

Mais de 135 toneladas de maconha, cocaína e drogas sintéticas foram retiradas de circulação no 1º trimestre, recorde para o período.

paranaportal - quinta-feira, 8 de maio de 2025 - 10:53

As apreensões de drogas cresceram 155% no Paraná no 1º trimestre deste ano. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Segurança Pública nesta quinta (8). Mais de 135 toneladas foram apreendidas nos primeiros três meses do ano, recorde para o período.

Como comparativo, 53 toneladas de maconha, cocaína e outras drogas haviam sido retiradas de circulação pelas forças de segurança no 1º trimestre de 2024.

O relatório da Sesp destaca a concentração de apreensões de maconha na região Oeste do Estado, especialmente pela localização geográfica. Já Curitiba e cidades da Região Metropolitana foram as que tiveram as maiores apreensões de cocaína – a rota dá acesso ao Porto de Paranaguá, no Litoral paranaense, comumente usado por traficantes na tentativa de enviar remessas ao exterior.

Para o secretário Hudson Teixeira, a alta expressiva nas apreensões é mais um indicador positivo recente da segurança pública do Paraná.

“O combate ao tráfico de droga envolve o monitoramento das fronteiras, cuja missão não é exclusiva do Estado, mas o Paraná tem feito o seu dever de casa, com operações integradas entre as polícias Militar, Civil e as Guardas Municipais. Isso tem se refletido na redução significativa nos índices de criminalidade, com uma média de aproximadamente uma tonelada e meia de droga retirada de circulação diariamente”, avalia Teixeira.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe