
Curitiba começa a testar biarticulado 100% elétrico
Produzido na fábrica da Volvo instalada na cidade, o veículo com zero emissão de poluentes tem capacidade de transportar 250 passageiros.
Curitiba começou a testar nesta segunda-feira (12), o primeiro biarticulado elétrico do mundo. O veículo, produzido na fábrica da Volvo instalada na cidade, já circula na linha 303-Centenário/Campo Comprido.
Sem ruído e emissões, o biarticulado elétrico vai operar entre os horários das tabelas oficiais da linha, sem passageiros. O teste é coordenado pela Urbanização de Curitiba (Urbs), e vai submeter o veículo à circulação com superdimensionamento de carga para verificar a capacidade de atendimento operacional em linhas do transporte coletivo. A avaliação deve durar cerca de 20 dias.
De acordo com a prefeitura, o teste com o biarticulado faz parte do programa municipal que prevê a substituição gradual dos modelos a diesel por veículos zero emissões.
O modelo testado é o protótipo montado pela Volvo Buses. O veículo possui 28 metros e carroceria Marcopolo, e capacidade para transportar 250 pessoas. O biarticulado oferece autonomia de até 250 quilômetros, podendo ser equipado com até oito packs de baterias, que têm 720 kWh de capacidade total. O tempo de recarga varia entre 2h e 4h, dependendo do tipo e potência da estação de carregamento.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.