O Paraná teve o maior aumento nas estimativas de produção agrícola de grãos em 2025 no país, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (10) pelo IBGE. O acréscimo foi de 447 mil toneladas em relação ao levantamento de maio, mais que o dobro do registrado pela Bahia, segunda colocada.
Com a revisão, a safra paranaense deve alcançar 45,3 milhões de toneladas, consolidando o Estado na segunda posição nacional, com 13,6% da produção de grãos brasileira, atrás apenas do Mato Grosso (31,5%). O Paraná também responde por mais da metade da colheita da região Sul.
Com um volume estimado em 865,3 mil toneladas, o Paraná é o maior produtor de feijão do Brasil, além de liderar com folga a produção nacional de cevada, com 423 mil toneladas previstas – 77,5% da safra nacional.
O Estado ainda responde por 33,6% da produção brasileira de trigo, com 2,7 milhões de toneladas, e ocupa a 2ª colocação na produção nacional de soja, com 21,3 milhões de toneladas, e de milho da segunda safra, com 16,5 milhões de toneladas.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.