A Ilha do Mel, um dos principais cartões-postais do Paraná, começou a receber obras para implantação de um sistema de tratamento de esgoto. O projeto sustentável vai beneficiar moradores e milhares de turistas que visitam a ilha no Litoral do Estado.
O projeto é inédito no país, e tornará a Ilha do Mel a primeira ilha brasileira sem tráfego de veículos movidos a combustão a contar com sistema completo de coleta e tratamento de esgoto. O investimento, de mais de R$ 30 milhões, será feito pela Paranaguá Saneamento, responsável pelo serviço na ilha.
“Com imensa alegria, celebramos um passo histórico para o Paraná e para o Brasil com o início das obras do sistema de esgotamento sanitário na querida Ilha do Mel. Trata-se de um gesto de civilização que reafirma o protagonismo do nosso estado na sustentabilidade, no cuidado com a saúde pública e na preservação do meio ambiente”, afirma o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca.
As primeiras intervenções começaram nesta terça-feira (15). As atividades desta fase incluem escavações e assentamento das tubulações coletores de esgoto da região do Campinho até o Centro de Triagem de Resíduos da Ilha do Mel, em Nova Brasília.
A implementação do projeto acontece em duas fases. Na sequência, os trabalhos avançam para a praia de Encantadas.
A Licença de Instalação que autorizou o início das obras foi emitida pelo Instituto Água e Terra (IAT) em março deste ano, garantindo que todos os aspectos ambientais fossem rigorosamente avaliados.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.