HomeDESTAQUEParaná tem 2º maior crescimento industrial do Brasil no 1º semestre

Paraná tem 2º maior crescimento industrial do Brasil no 1º semestre

A indústria do Paraná registrou o segundo maior crescimento do país no 1º semestre de 2025, segundo a Pesquisa Industrial Mensal do IBGE. Entre janeiro e junho, a produção industrial aumentou 5,2% em relação ao mesmo período de 2024, mais de quatro vezes acima da média nacional (1,2%).

O desempenho paranaense ficou atrás apenas do Pará (6,9%) e superou polos industriais como Santa Catarina (4,4%), Rio de Janeiro (2,5%), Minas Gerais (2%) e São Paulo (-2,1%).

Com foco na indústria de transformação, o Estado se destaca por agregar valor à produção e gerar empregos qualificados. No 1º semestre, o maior avanço foi no segmento de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (55,2%), seguido por veículos automotores (15,4%), produtos químicos (12,5%) e máquinas e equipamentos (11,2%).

O bom desempenho anual no Paraná ocorreu após mais um mês de alta na produção. Em junho, a produção da indústria paranaense cresceu 1,4% em relação a maio, ante uma variação de apenas 0,1% em nível nacional. No comparativo com junho de 2024, a variação foi ainda maior (2,8%) na contramão do Brasil, que registrou queda de 1,3% no mesmo intervalo de tempo.

O segmento com melhor desempenho no comparativo de junho de 2024 com junho de 2025 foi, novamente, o das indústrias de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, cuja variação foi de 183,3%, quase o dobro do volume de produção. Também houve crescimentos expressivos na fabricação de produtos de borracha e material plástico (15%), máquinas e equipamentos (11,9%), produtos químicos (9,9%) e veículos automotores (6,8%).

No acumulado dos últimos 12 meses analisados pelo IBGE, a produção industrial aumentou 6% no Paraná, o terceiro melhor resultado nacional, atrás do Pará, com 8,4%, e de Santa Catarina, com 6,2%.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS