Muitos políticos prometeram, em seus discursos de campanha ou posse, a famosa bala de prata, que mudaria os destinos de um Estado, de uma cidade e até mesmo de grande parte da população. Esses “torpedos” não passaram de bombinhas de festa de São João.
Nesta quarta-feira (20), Ratinho Junior entregou a temida bala de prata: reduziu a alíquota do IPVA paranaense de 3,5% para 1,9%, transformando na menor alíquota do País. Certamente terá repercussão nacional dando mostras de que é possível governar com redução de tributos.
O anúncio dessa redução foi mais inusitado. No dia anterior (terça-feira), um teaser começou a ser disparado nas redes sociais informando que o governo do Estado anunciaria uma medida de grande impacto que beneficiaria os paranaenses.
A medida, de acordo com o próprio governador Ratinho Junior, foi feita depois de estudos e, para garantir o equilíbrio da redução da alíquota para garantir a saúde fiscal do Estado, o Governo do Paraná fará algumas alterações no IPVA 2026 – como o aumento da multa por atraso do pagamento do imposto, que passará de 10% para 20%.
A regra de cobrança de juros de mora e multa diária (0,33% ao dia, acrescida de juros da taxa Selic) será mantida, com a multa fixa de 20% sendo aplicada após 30 dias de atraso.
Os paranaenses que registraram seus veículos no estado vizinho de Santa Catarina, aproveitando uma taxa de 2%, poderão repatriar seus veículos.