O município de Fernandes Pinheiro, no Sudeste do Paraná, conta oficialmente com um sindicato rural à disposição dos agricultores e pecuaristas da região. A inauguração da entidade ocorreu nesta quarta-feira (20), na própria sede, com a participação de mais de 200 pessoas, entre autoridades, políticos, líderes rurais, agricultores e pecuaristas. A trajetória até a criação oficial da nova entidade contou com apoio decisivo do Sistema FAEP e do Sindicato Rural de Teixeira Soares, que forneceram apoio nas questões técnicas e políticas.
Durante o evento de inauguração, o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, destacou a importância de mais um sindicato rural para o desenvolvimento do setor na região. “Os nossos sindicatos rurais representam os milhares de produtores rurais do Paraná. Agora os agricultores e pecuaristas de Fernandes Pinheiros têm a sua própria entidade, que vai fazer a defesa da categoria, viabilizar cursos do Sistema FAEP para a qualificação dos produtores e também levar as demandas para que nós possamos continuar lutando pelos interesses da agropecuária paranaense”, afirmou Meneguette.
Meneguette ressaltou a importância do sindicato rural para representatividade dos produtores da região
“Esse é um momento muito importante para os produtores de Fernandes Pinheiros, que terão um espaço para capacitações, informações e representatividade”, reforçou Lisiane Rocha Czech, vice-presidente do Sistema FAEP, presidente do Sindicato Rural de Teixeira Soares e coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF).
O Sindicato Rural já abre as portas com mais de 20 associados, ofertando cursos do Sistema FAEP e serviços como declaração de Imposto de Renda [IR], Imposto Territorial Rural [ITR], entre outros. Além disso, duas turmas de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), mais novo serviço do Sistema FAEP, já estão confimadas, envolvendo olericultura e fruticultura.
“Fernandes Pinheiro é um município pequeno, mas que está avançando muito na agropecuária e na logística. O novo sindicato é uma forma de trazer o Sistema FAEP para mais perto dos nossos produtores rurais. E, desta forma, viabilizar serviços e treinamentos”, destacou a presidente da entidade, Cleonice Schuck, no seu discurso de inauguração. “O nosso sindicato vai funcionar como um instrumento de gestão dos agricultores e pecuaristas. A nossa existência tem como finalidade contribuir para fortalecer o pequeno, médio e grande agropecuarista”, complementou.
Ainda durante o evento de inauguração, o prefeito de Fernandes Pinheiro, Oziel Neivery, destacou a parceria do setor público com os produtores rurais. “A prefeitura está à disposição para o fortalecimento deste trabalho. Os nossos agricultores dependem do sindicato, pois é mais uma forma de apoio e incentivo”, afirmou. “Fernandes Pinheiros dá um grande passo com a constituição do seu sindicato rural, que vai ajudar os produtores rurais e também promover o desenvolvimento da agropecuária”, disse o deputado estadual Marcelo Rangel.