A Prefeitura de Maringá ampliou o atendimento de urgência e emergência com a contratação de 40 novos médicos plantonistas. Os profissionais devem reforçar as escalas nas UPAs Norte e Sul, no Pronto Atendimento à Criança (PAC), no Hospital Municipal e no Caps III.
Os novos médicos foram contratados por credenciamento e começam a trabalhar imediatamente para reduzir filas no sistema público de saúde maringaense.
Em períodos de maior demanda, os profissionais poderão ser remanejados entre as unidades, segundo a prefeitura.
“Resolver os problemas e atender às demandas da população sempre foi uma prioridade. Conversamos, ouvimos as pessoas e identificamos a necessidade de reforçar o atendimento nas unidades de saúde, especialmente nas emergências. Essa é uma resposta direta a esse diagnóstico”, destaca o prefeito Silvio Barros.
Rede municipal de saúde reforçada
Além da contratação de 40 novos médicos plantonistas, a Prefeitura de Maringá trabalha em outras frentes para otimizar o atendimento municipal em saúde.
Entre as ações, está a convocação de 103 agentes comunitários, quatro médicos e um técnico de higiene dental aprovados em concurso, para atuação em equipes multidisciplinares da Estratégia Saúde da Família (ESF) nas 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Também está em andamento um Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratar 135 profissionais da atenção básica, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. Todos terão jornada de 40 horas semanais, com início previsto para 4 e 5 de setembro.
“Ao todo, entre convocados por concurso público e contratados via PSS, mais de 200 novos profissionais serão incorporados à rede de atenção primária, fortalecendo ainda mais o cuidado com a população”, afirma o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.