Há pouco mais de um ano das Eleições de 2026, o tabuleiro político paranaense vai ganhando forma, e o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi (PSD), desponta como principal beneficiário de um eventual apoio do governador Ratinho Junior ao Palácio Iguaçu. Levantamento divulgado nesta terça-feira (2) pelo Instituto Paraná Pesquisa aponta que Curi herdaria 38,2% do eleitorado do atual governador.
Com propósito de servir e representar o povo paranaense em seu DNA, entre lições que aprendeu desde cedo com o avô, o saudoso Aníbal Khury, Alexandre, apresenta no dia a dia o porque é considerado o nome de maior envergadura na disputa ao Executivo.
Curi assumiu a presidência da Alep para o biênio 2025/26 com a missão de modernizar a Casa e transforma-la no Poder Legislativo estadual mais transparente do Brasil – e tem conseguido, com inovação, sustentabilidade e muito trabalho. Chega a atender perto de 200 pessoas diariamente em seu gabinete, numa peregrinação que inclui lideranças políticas dos quatro cantos do Paraná, personalidades da sociedade civil e do setor produtivo.
Também faz questão de estar presente nas cidades paranaenses, onde ouve atentamente as demandas da população. Em cada encontro pelo Paranazão, arrasta uma legião de prefeitos, lideranças locais e representantes de comunidades.
Ainda conforme o levantamento do Instituto Paraná Pesquisa, na sequência aparecem Guto Silva, secretário das Cidades, com 11%; o vice-governador Darci Piana, com 8,8%; e o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, com 3,4%.
Mesmo sem poder disputar a reeleição por já estar no segundo mandato, o presidenciável Ratinho Junior lidera o cenário espontâneo, quando os entrevistados citam nomes livremente, sem a apresentação de uma lista de candidatos.
A pesquisa ouviu 1.005 eleitores de Curitiba e de 28 municípios da Região Metropolitana, de forma presencial. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 95%.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.