HomeAgenda CulturalRua da Literatura: Curitiba ganha novo eixo cultural

Rua da Literatura: Curitiba ganha novo eixo cultural

Curitiba vai ganhar uma rua inteiramente dedicada à Literatura. Neste sábado (13), como parte da 3ª edição do Festival da Palavra, será inaugurada a Rua da Literatura.

O novo eixo cultural da capital promete dar um novo perfil à Rua Ébano Pereira, a partir do histórico Belvedere, a bela construção no alto das ruínas de São Francisco que abriga a Academia Paranaense de Letras.

A partir da sede da APL, e nos 500 metros seguintes, a rua desce em direção à Casa de Cultura da Polônia, segue até a Biblioteca Darcy Ribeiro, passa pela Livraria Telaranha, chega à Biblioteca Pública e termina no Bondinho da Rua XV, que há décadas encanta milhares de crianças com gibis e livros e brincadeiras.

“A Rua da Literatura é um novo eixo de atividades culturais que pretende contribuir para a revitalização do centro da cidade”, explica o presidente da Academia de Letras, Paulo Vítola.

Foto: Prefeitura de Curitiba

E para abençoar a iniciativa, no domingo ao meio-dia, será inaugurado o busto em bronze de Machado de Assis na sacada do Belvedere, de frente para a Ébano Pereira, a Rua da Literatura. A inauguração da rua será às 10 horas, quando também começa uma visita guiada ao espaço, programada para terminar próximo ao meio-dia.

Festival da Palavra

A 3ª edição do Festival da Palavra ocorre a partir desta quarta-feira (10) em 26 espaços da cidade. A programação intensa segue até domingo (14), com cerca de 200 escritores, poetas e outros artistas brasileiros e estrangeiros.

Na abertura, única atividade paga, haverá uma palestra do professor e filósofo Clóvis de Barros Filho, no Guairão, às 18 horas. O tema, A Vida que Vale a Pena Ser Vivida, é um dos principais desenvolvidos por Barros, conhecido como palestrante no mundo corporativo e autor de mais de 35 livros.

Autores do calibre de Milton Hatoum, recém eleito para a Academia Brasileira de Letras, Marcelino Freire, Jarid Arraes e Noemi Jaffe participam de palestras, apresentações, oficinas, sessão de autógrafos e tudo o mais ligado à palavra. 

O festival também homenageia Helena Kolody, Paulo Leminski e Dalton Trevisan e o concretista Augusto de Campos.

Serão 33 oficinas de criação literária, arte de rua, poesia e música, além da produção e edição de livros. Pra fechar com chave de ouro a programação, será lançado o livro “Appassionata”, com poesias inéditas de Kolody. 

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS