Falta menos de um mês para o 8º Congresso Paranaense de Jornalistas, que acontece entre os dias 8 e 11 de outubro, no Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, e que integrará a celebração pelos 80 anos da entidade. Além de se inscrever para as oficinas, discussões e palestras, jornalistas e estudantes de jornalismo também podem participar das atividades políticas associadas ao Congresso, que estarão expressas na Tese que deve ser objeto de discussão e votação no dia 11 de outubro.
Entre outros objetivos, o 8º Congresso Paranaense de Jornalistas visa a melhoria da organização sindical e política das e dos jornalistas e definir o programa de luta e as linhas de intervenção do Sindicato na sociedade paranaense, brasileira e internacional nos próximos anos.
“O Congresso é o principal evento político, em termos de posicionamento e organização da categoria, organizado pela entidade”, enfatiza a presidenta do SindijorPR, Aline Reis.
Conforme o Regimento do Congresso, todas as jornalistas filiadas e todos os jornalistas filiados com suas obrigações financeiras em dia com o SindijorPR podem ser delegadas e delegados – com voz e voto nas discussões políticas – desde que sejam observados os limites por cidade: 1 a cada 3 jornalistas com sindicalização em dia; 2 a cada 5 jornalistas com sindicalização em dia; 5 a cada 10 jornalistas com sindicalização em dia; e 10 a cada 20 jornalistas com sindicalização em dia.
Jornalistas que não são sindicalizados, estudantes de Jornalismo e profissionais de outras áreas da comunicação participam das discussões políticas na condição de observadores. Todas e todos terão direito a voz nas discussões, mas não participam das votações. Diretoras e Diretores do Conselho Executivo e diretoras e diretores das subseções são delegadas natas e delegados natos do Congresso. “É um processo coletivo e democrático, que oportuniza que a categoria ajude a planejar e a construir as ações e o futuro do SindijorPR”, observa Aline Reis.
As inscrições respeitarão a data e horário do envio do formulário individual de inscrição. Depois de atingir o limite de inscritos por cidade, as inscrições subsequentes ao limite serão consideradas suplentes, e serão homologadas, apenas se houver desistência dos primeiros nomes da lista.
Dinâmica
Cada delegada e delegado, observadora e observador terá três (03) minutos para utilizar o direito à voz durante as mesas. A sessão plenária final será realizada no dia 11 de outubro (sábado), a partir das 09 horas, exclusivamente presencial, para discutir e votar a tese guia do congresso e eventuais propostas de emendas apresentadas.
A plenária final deliberativa também será realizada no dia 11 de outubro, durante a Assembleia Geral, e analisará a Tese Guia publicada no site do SindijorPR. Com base nos debates realizados nas mesas do Congresso, delegadas e delegados poderão apresentar à Mesa Diretora emendas aditivas, substitutivas e supressivas à Tese Guia do 8º Congresso.
As emendas podem ser apresentadas a qualquer tempo à Mesa Diretora dentro do período de realização do congresso. O documento deve ser entregue impresso e acompanhado de arquivo digital em formato Word para sistematização e devem conter: nome completo da pessoa autora, CPF, número da página do caderno de tese digital, tópico a ser emendado e a justificativa.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.