HomeDESTAQUESetor madeireiro prevê mais 5 mil demissões em 60 dias

Setor madeireiro prevê mais 5 mil demissões em 60 dias

O setor madeireiro prevê mais de 4.500 empregos perdidos em todo o país caso não haja tratativas do governo brasileiro com os Estados Unidos. Em pouco mais de um mês, mais de quatro mil pessoas perderam o emprego por causa da taxação de 50% imposta pelos Estados Unidos.

O estudo faz parte de um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), realizado junto às empresas associadas. Além das demissões, cerca de 5,5 mil trabalhadores estão em férias coletivas e mil tiveram o contrato de trabalho suspenso temporariamente. Segundo a associação, esse resultado reflete a retração do mercado, que começou em julho com o cancelamento de contratos e embarques.

Desde então, houve redução, também, no fechamento de novos contratos devido à imprevisibilidade tarifária gerada após o anúncio da taxação.

O cenário é confirmado, também, pelas exportações de agosto que, em comparação com julho, apontam quedas de 35% a 50% no volume embarcado para os Estados Unidos de alguns dos principais produtos de madeira processada.

*com BandNews Curitiba.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS