A Copel formalizou, nesta semana, um contrato para fornecer energia solar a 215 moradias em comunidades do Litoral do Paraná. O investimento com a iniciativa social é de cerca de R$ 20 milhões.
O projeto vai beneficiar 21 famílias na Ponta Oeste da Ilha do Mel, 17 na aldeia indígena Pindoty, na Ilha da Cotinga, em Paranaguá, e outras 177 casas em nove comunidades tradicionais do Parque Nacional do Superagui, em Guaraqueçaba.
As instalações começam já nos próximos dias, sem custo para os moradores, e devem ser concluídas até março do ano que vem. Cada residência receberá um sistema fotovoltaico individual, com capacidade mínima de 80 kWh por mês, podendo chegar a até 128 kWh/mês no verão, e autonomia de 48 horas, acima do exigido pela Aneel.
O projeto foi construído após consultas às comunidades tradicionais. Por se tratar de um projeto em áreas de preservação ambiental e de tombamento cultural, as reuniões também tiveram a participação do Ministério Público, Instituto Água e Terra (IAT), Secretaria da Cultura, Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Paranaguá.
A Copel será responsável pelo fornecimento dos equipamentos, manutenção e atendimento de emergências, enquanto os moradores deverão garantir acesso e zelar pelas estruturas.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.