O Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná cresceu 3,8% no primeiro semestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano passado. A economia brasileira expandiu 2,5% no mesmo recorte. Os dados são do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social).
Relatório do Banco Central já apontava que a atividade econômica paranaense foi a que mais avançou no país neste período. O crescimento foi impulsionado pela agropecuária, que registrou alta de 13,56%, com destaque para soja e milho. A indústria cresceu 3,43% e os serviços, 2,46%.
O valor acumulado do PIB paranaense no período chegou a R$ 403 bilhões, equivalente ao registrado pelo Estado em todo o ano de 2016. Considerando esse valor, o Paraná atingiu uma participação de 6,51% no PIB brasileiro, acima do peso de 6,45% observado no 1º semestre de 2024.

“O Paraná é uma força econômica. Estamos muito animados com o desempenho de todos os segmentos, com os números do mercado de trabalho e com os novos investimentos que estão chegando. O Paraná tem infraestrutura, mão de obra qualificada e segurança jurídica para os investidores”, afirma o governador Ratinho Junior. “Alcançamos o posto de quarta maior economia do Brasil e estamos trabalhando para dobrar o tamanho do PIB até o fim de 2026”.
Ainda segundo o Ipardes, o PIB do Paraná também cresceu 2,5% no 2º trimestre deste ano, em comparação a igual período de 2024, como resultado da expansão da agropecuária, que registrou incremento de 14,41%, indústria (1,18%) e serviços (1,48%).
Já no acumulado de quatro trimestres, a expansão foi de 3,63%, também com destaque para agropecuária (7,69%) e indústria (4,47%). No acumulado desse período o valor do PIB paranaense soma R$ 756,2 bilhões.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.