Apesar da chuvarada que caiu forte e causou estragos em diversas cidades do Paraná, nesta segunda-feira (22), a primavera deverá ser marcada por temperaturas acima da média, com ondas de calor, e ainda longos períodos secos intercalados por fortes temporais.
A estação de transição entre o inverno e o verão – e também a mais colorida do ano – começou às 15h19 de hoje.

A primavera tem como característica dias mais longos e quentes, à medida que o verão de aproxima – além da floração pelo aumento de luz e calor . Um dos sistemas que vai influenciar o clima no Paraná nos próximos meses é o fenômeno La Niña, segundo o Simepar.
“Com a formação de um episódio de La Niña, a expectativa seria de redução das chuvas no Sul do Brasil, principalmente na transição entre a primavera e o verão. No entanto, as previsões de longo prazo indicam que o Atlântico Sul Subtropical permanecerá mais quente que o normal na primavera de 2025”, detalha Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar.
A primavera no Paraná deve registrar volumes de chuva dentro da média ou ligeiramente abaixo do histórico no Interior, especialmente nas regiões próximas a Santa Catarina. No Litoral, a previsão é de precipitação dentro da normalidade, ainda segundo o Simepar.
“Dezembro será um mês mais seco, com períodos longos sem ocorrência de precipitação consistente, com um padrão de chuvas mais irregulares. Além disso, vale destacar que faz parte da climatologia da primavera a ocorrência de temporais severos, com chuva intensa, rajadas de vento fortes, incidência elevada de descargas atmosféricas e queda de granizo”, completa Furlan.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.