HomeDESTAQUEDonos de casa de repouso são presos por maus-tratos no Paraná

Donos de casa de repouso são presos por maus-tratos no Paraná

Um homem e uma mulher foram presos, nesta segunda-feira (22), em uma investigação de maus-tratos contra idosos, em Curitiba. Os dois são proprietários de uma casa de repouso.

A fiscalização foi feita após uma denúncia anônima. O relato era de que os idosos estavam sendo expostos a condições desumanas e degradantes, com a privação de alimentos e cuidados básicos.

Segundo a Polícia Civil, o estabelecimento já havia sido autuado pela Vigilância Sanitária em três ocasiões anteriores e também pelo Corpo de Bombeiros. Durante a fiscalização, os policiais e agentes constataram a falta de manutenção da higiene do local. Havia um forte odor de urina pela casa e os colchões e travesseiros não possuíam capa protetora.

As rampas e calçadas não possuíam fitas antiderrapantes para evitar quedas. Em um dos quartos, uma idosa estava dormindo com as janelas abertas, exposta à chuva e ao vento. Na cozinha, foram encontrados alimentos vencidos, com mau odor, além de carnes sem identificação de data de congelamento.

Foto: PCPR

Foi verificado que internos diabéticos estavam recebendo bebidas adoçadas e que medicamentos vencidos eram armazenados junto a alimentos. Os proprietários foram autuados em flagrante por maus-tratos e crimes contra a saúde pública.

As violações também se enquadram em artigos do Estatuto do Idoso, incluindo a violação do direito à vida, à saúde e à dignidade, além da submissão de idosos a condições desumanas ou degradantes. A Vigilância Sanitária e a Fundação de Ação Social determinaram a interdição imediata do local.

Diante da gravidade da situação e do risco imediato aos residentes, todos os idosos foram transferidos para locais seguros. Existe a suspeita de que os proprietários mantenham outro local clandestino em funcionamento. As investigações da Polícia continuam.

*com BandNews Curitiba.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS