HomeDESTAQUE75 mil casas seguem sem luz após temporal no Paraná

75 mil casas seguem sem luz após temporal no Paraná

Pouco mais de 75 mil casas permanecem com o fornecimento de energia elétrica interrompido no Paraná, após o forte temporal que atingiu cidades paranaenses. O balanço de casas sem luz foi atualizado pela Copel nesta terça-feira (23).

A chuvarada e os fortes ventos, que passaram dos 100 km/h, causaram danos à rede elétrica, com árvores caídas sobre a fiação e até torres de alta tensão derrubadas. Ontem, o número de residências e comércios sem luz passava dos 400 mil em todo o estado.

Em Curitiba são 3.374 desligamentos distribuídos pela cidade. Equipes da Copel atuaram ao longo da madrugada e seguem trabalhando ininterruptamente para restabelecer a rede de energia.

A maior parte dos desligamentos está concentrada nas regiões Leste e Centro-Sul do Paraná. A cidade com o maior número de consumidores desligados é Pitanga, na região Centro-Sul, com 7,9 mil unidades consumidoras desligadas. 

Na Região Metropolitana da Capital, além de Curitiba, há unidades sem luz em São José dos Pinhais, 2,8 mil, Doutor Ulysses, 1,8 mil, Pinhais, 1,3 mil, Colombo, 1 mil, e Almirante Tamandaré, 1 mil.

Na região Centro-Sul, foram afetadas as cidades de Ortigueira, 2,4 mil, Reserva, 1,9 mil, Boa Ventura de São Roque, 1,9 mil, Santa Maria do Oeste, 1,8 mil, e Ponta Grossa, 1,6 mil. No Norte do Paraná, Londrina está com 1,6 mil unidades consumidoras desligadas, São João do Ivaí, 857; Ibiporã, 846; Tomazina, 710 e Rolândia, 695. 

No Oeste, Toledo tem 956 desligamentos, Cascavel, 120, e Foz do Iguaçu, 39 unidades consumidoras desligadas. No Sudoeste, Dois Vizinhos conta com 514 desligamentos, Francisco Beltrão com 286 e Pato Branco com 157. No Noroeste, Mandaguari tem 1.239 desligamentos, Cianorte, 955, e Maringá, 405 desligamentos, e Paranavaí, 66.

Problemas no abastecimento de água

Além da falta de luz, diversas cidades paranaenses também enfrentam problemas no abastecimento de água. No Noroeste, a cidade mais afetada foi Umuarama, mas 80% da cidade já conta com abastecimento regularizado. Na região, nove cidades estão com o abastecimento comprometido total ou parcialmente, e em oito pequenas localidades a falta de eletricidade ainda compromete o abastecimento.

Entre as medidas adotadas da Sanepar, estão envio de caminhão-pipa e locação de geradores de energia elétrica.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS