HomeGeralCidadesTornado com ventos de 120 km/h causa destruição no Paraná

Tornado com ventos de 120 km/h causa destruição no Paraná

Um tornado foi o responsável por estragos na cidade de Santa Maria do Oeste, na região central do Paraná, no começo da semana. Após análise de imagens aéreas e de radar, nesta quarta-feira (24), o Simepar confirmou que a destruição registrada no município foi causada pela passagem de um tornado de categoria F1.

O fenômeno foi registrado na madrugada de segunda-feira (22) e danificou cerca de mil imóveis e prédios públicos. Os ventos chegaram aos 120 km/h.

A confirmação do tornado se deu pela análise de imagens do radar meteorológico e imagens aéreas.

“Através dessas imagens é possível perceber padrões na direção dos ventos com relação aos estragos provocados. Por exemplo, na situação de um tornado se percebe movimentos convergentes ao longo do seu deslocamento, numa região que é relativamente estreita, a depender da intensidade do fenômeno, como árvores que são tombadas ao longo de um deslocamento numa trajetória para um ponto em comum, ou destelhamentos na mesma direção”, explica o meteorologista Leonardo Furlan.

O hospital municipal também foi atingido e precisou restringir o atendimento apenas a casos emergenciais. Duas pessoas tiveram ferimentos leves durante o vendaval.

Mais de 6 mil moradores de Santa Maria do Oeste foram impactados com a passagem do tornado, de acordo com a Defesa Civil.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS