HomeGeralCidadesParaná supera os 450 transplantes de órgãos, desde janeiro

Paraná supera os 450 transplantes de órgãos, desde janeiro

De janeiro a junho, o Paraná alcançou a taxa de 37,9 doadores por milhão de habitantes, conforme números da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos. O índice é mais do que o dobro da média brasileira de 19,5. Apenas Santa Catarina tem um número de alto, com 42,4.

A Central de Transplantes do Paraná aponta que, de janeiro a agosto, foram registradas 315 doações de órgãos efetivas, no estado, com mais de 450 transplantes. Foram mais de 260 procedimentos de rins e cerca de 160 de fígado. 27 de setembro é o Dia Nacional da Doação de Órgãos.

No ano passado, o Paraná registrou 42,3 doadores por milhão de habitantes. Considerando o patamar dos transplantes por países, o índice coloca o Paraná atrás apenas da Espanha (49,3 doadores por milhão) e dos Estados Unidos (48,04).

No ano passado, a média brasileira ficou em 18,6 doadores por milhão de habitantes. O Paraná é o estado que mais envia órgãos para outras regiões do país. Em 2024, foram 150 órgãos destinados a pacientes de fora do Paraná, à frente de Santa Catarina (141) e Rondônia (116).

A transferência é feita quando não há pacientes compatíveis, no estado de origem. A compatibilidade é monitorada pela Central Nacional de Transplantes.

A decisão de doar órgãos, ainda que seja manifestada em vida pelo paciente, depende da autorização da família. No Paraná, de janeiro a junho, a taxa de recusa ficou em 31%, abaixo da média nacional de 45%.

*com BandNews Curitiba.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS