O Governo do Paraná anunciou, nesta segunda-feira (29), novas medidas para auxiliar o setor produtivo a lidar com o tarifaço imposto pelos Estados Unidos desde o início de agosto. Entre as ações apresentadas estão a criação de um comitê de crise e a possibilidade do Estado comprar créditos de ICMS para dar mais fôlego às empresas.
O secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, se reuniu em Curitiba com lideranças dos setores mais afetados, como a indústria madeireira, para detalhar o plano de auxílio e discutir soluções para reduzir o impacto da tributação extra.
Segundo Ortigara, um projeto de lei será enviado em breve à Assembleia Legislativa para viabilizar essa atuação da pasta na compra desses créditos tributários, em até R$ 150 milhões para injetar capital de giro às empresas.
“Uma das primeiras ações que tomamos em resposta ao tarifaço foi a possibilidade de as empresas comercializarem esses créditos tributários no mercado – e isso já está valendo. O que estudamos agora é permitir que o Estado possa fazer a compra desses valores com deságio para ampliar essa ajuda”, explica Ortigara.
De acordo com a Secretaria da Fazenda, outras medidas discutidas com o setor produtivo, como a possibilidade de reduzir tributação de forma temporária, também serão estudadas.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.