Um ex-vereador de Irati, na região central do Paraná, que atuava como professor foi denunciado por abusar sexualmente de sete adolescentes com idades entre 11 e 17 anos. Hélio de Mello, que era do PL, está foragido. Ele renunciou ao cargo legislativo no mês passado.
De acordo com o Ministério Público (MP-PR), os crimes aconteceram entre 2017 e 2024 dentro da escola da cidade onde o homem de 55 anos dava aulas, além de outros ambientes. O professor se utilizava de presentes ou pagamentos para conseguir encontros ou o envio de fotos íntimas das vítimas.
Os casos foram descobertos após uma denúncia anônima de abuso sexual de adolescentes do sexo masculino ao Conselho Tutelar de Irati.
O professor e ex-vereador responderá pelos crimes de estupro de vulnerável, satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente, favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável, importunação sexual e assédio sexual.
A irmã dele, que atuou como diretora na escola onde Hélio de Mello deu aulas, também foi denunciada. Conforme o MP-PR, no exercício do cargo, ela deixou de tomar providências ao saber de alguns dos abusos cometidos. A mulher deve responder por prevaricação e assédio sexual, além do favorecimento da exploração sexual de adolescentes, por omissão.
O caso segue sob sigilo. A reportagem tenta localizar a defesa do ex-vereador.
*com BandNews Curitiba.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.