HomeEsportesVAR - Justiça dentro das quatro linhas ou tirada da prerrogativa do...

VAR – Justiça dentro das quatro linhas ou tirada da prerrogativa do juiz

O futebol tem ganhado as páginas e continua sendo o assunto das torcidas e profissionais ligados aos campeonatos esportivos. Não pelos resultados dos jogos e pelos gols das partidas, mas pelas polêmicas relacionadas às arbitragens de jogos do Campeonato Brasileiro.

Desde o final da semana passada, dirigentes de clubes cobram da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) por erros no apito. Pelas redes sociais, muitas ofensas e reclamações e dependendo das preferências por clube, muitos risos sarcásticos.

Os denunciados erros nas arbitragens já são recorrentes, mas no fim de semana passada, teve seu limite. As partidas que tiveram decisões questionadas dos árbitros, foram realizadas no final da semana passada.

Entre as decisões classificadas como erradas estão as da partida entre Grêmio e Bragantino, com a expulsão de Kannemann e pênalti de Marlon e no clássico entre São Paulo e Palmeiras. O juiz não marcou um pênalti considerado escandaloso em Tapia e não expulsou Andreas Pereira. Os árbitros do VAR teriam usado um microscópio para buscar os lances que prejudicaram o Grêmio em uma partida, enquanto no caso do Choque-Rei pareciam bem diferente.

Decisão CBF

Em comunicado oficial a Comissão de Arbitragem da CBF chegou a divulgar o afastamento das arbitragens que comandaram as partidas entre Red Bull Bragantino e Grêmio e São Paulo e Palmeiras, pelo Brasileirão.

A CBF afirmou em nota que os profissionais vão passar por “treinamento, aprimoramento e avaliação interna” para poderem voltar a apitar jogos do  Campeonato Brasileiro.

Foram afastados os árbitros Ramon Abatti Abel (árbitro central) e Ilbert Estevam da Silva (VAR) no  Choque-Rei.

Na partida entre o Massa Bruta e o Tricolor Gaúcho, foram afastados os juízes Lucas Casagrande e Gilberto Rodrigues Castro Junior, que  passarão por um período de “reciclagem”.

Confira a nota oficial da Comissão de Arbitragem da CBF na íntegra

“A Comissão de Arbitragem da CBF informa que os árbitros centrais e de vídeo (VAR) das partidas Red Bull Bragantino x Grêmio e São Paulo x Palmeiras, válidas pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2025, serão condicionados a treinamento, aprimoramento e avaliação interna, para posterior retorno às atividades.”

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS