HomeGeralCidadesDia da Padroeira e Dia das Crianças – Qual a ligação?

Dia da Padroeira e Dia das Crianças – Qual a ligação?

As celebrações de 12 de outubro são, o Dia das Crianças e o Dia de Nossa Senhora Aparecida. A homenagem às crianças foi instituída em 1924 por decreto do presidente Arthur Bernardes e o Dia de Nossa Senhora Aparecida se tornou feriado nacional em 1980 pela Lei nº 6.802, sancionada pelo presidente João Figueiredo.

Ao contrário do que muita gente imagina, a transformação do dia 12 de outubro em Dia das Crianças não está vinculado à Nossa Senhora Aparecida. Segundo informações de arquivo jornaçistico, em 12 de outubro de 1923, o Rio de Janeiro recebeu o Congresso Sul-Americano da Criança, que recebeu políticos e estudiosos do direito da criança. A pauta desse congresso na então capital teve como pauta questões alimentares e sociais.

E o Dia de Nossa Senhora Aparecida, porque é exatamente 12 de outubro? A data tem significado para os católicos pois foi colocada pela Congregação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) após um congresso em 1953. O Santuário Nacional de Aparecida, escolheu a data pela proximidade com o encontro da imagem em 1717. Depois, o presidente João Batista Figueiredo publicou a lei nº 6802/1980 que declara o 12 de outubro feriado nacional para a Consagração de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil.

Celebrar a infância, o universo lúdico e reforçar a importância dos direitos das crianças. Essa é a ideia central do Dia das Crianças, data que no Brasil é comemorada neste domingo, 12 de outubro. A escolha desse dia específico no calendário nacional, tem uma história que passa por questões políticas, uma tentativa de unificar a comemoração nas Américas e também uma campanha publicitária.

O Dia das Crianças é mais do que uma data marcada pelo comércio e pelos presentes. É um convite a refletir sobre o cuidado, a proteção e o direito de cada menino e menina a crescer com saúde, alegria e oportunidades de desenvolvimento integral.

Como lembra a especialista em educação infantil Irmã Veroni Medeiros, a infância é uma fase decisiva da vida, em que o afeto, a brincadeira, a convivência familiar e a atenção da comunidade fazem toda a diferença para formar adultos mais preparados e felizes. Celebrar as crianças é também reafirmar o compromisso com seus direitos.

Na mesma data, o Brasil recorda Nossa Senhora Aparecida, Mãe de Jesus e Padroeira do país. Seu exemplo de cuidado, ternura e dedicação inspira famílias e comunidades a acolher e proteger os pequenos, para que todas as crianças tenham vida, e vida em abundância.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS