HomeGeralCidadesPrêmio Iguassu Valley 2025 anuncia os mais inovadores do Oeste do Paraná

Prêmio Iguassu Valley 2025 anuncia os mais inovadores do Oeste do Paraná

O Prêmio Iguassu Valley de Inovação anunciou, na última quinta-feira (9), os vencedores de 2025. Realizado pelo Sebrae, o prêmio reconhece os esforços, soluções e resultados inovadores em organizações públicas e privadas do Oeste do Paraná. A cerimônia ocorreu durante o Summit Iguassu Valley – Latino América, evento de dois dias (9 e 10 de outubro), em Foz do Iguaçu, que promove um ambiente favorável à inovação e ao desenvolvimento da Região Trinacional e da América Latina.​

O prêmio contou com três modalidades e 18 categorias. O grande destaque do ano foi a conquista dupla do Biopark, polo de inovação de Toledo que reúne mais de 200 empresas, escolas, universidades, instituições de pesquisa e laboratórios. “Esses prêmios simbolizam mais do que conquistas pontuais. Representam a consolidação de um modelo sustentável de inovação e desenvolvimento regional que nasceu aqui no Paraná, mas tem potencial para inspirar todo o país”, afirma o diretor de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Biopark, Tiago Mendes.

Inovação em Processos de Negócios

Na modalidade Inovação em Processos de Negócios, o Biopar conquistou o primeiro lugar na categoria Instituições de Ensino e Pesquisa, com o projeto Desenvolvimento e Validação de um Modelo de Negócio e Governança Colaborativa para Inovação Setorial no Oeste do Paraná. A proposta, apresentada por Mendes, tem como objetivo transformar a forma como a inovação ocorre na região, substituindo o modelo tradicional e fragmentado por uma abordagem em rede, estratégica e de impacto setorial.

“O diferencial do modelo está na governança colaborativa, que reúne empresas, universidades e instituições de pesquisa em torno de um mesmo propósito. Conseguimos estruturar um processo de inovação baseado em confiança, corresponsabilidade e foco em resultados aplicados. Isso reduziu custos, aumentou a eficiência e fortaleceu a conexão entre o setor produtivo e a pesquisa científica”, destaca Mendes.

O modelo já mobilizou R$ 50 milhões somente em 2024, sendo metade proveniente de recursos públicos e metade de investimento privado, envolvendo grandes empresas como Copacol, C.Vale, Lar, Frimesa, Coopavel e Prati-Donaduzzi. Entre os resultados concretos está o projeto de controle eficiente de Salmonella na cadeia de suínos e aves, que captou R$ 10 milhões e vem gerando tecnologias disruptivas com potencial regulatório e de mercado.

Além dos ganhos econômicos, a iniciativa promoveu redução de até 40% nos custos de pesquisa e desenvolvimento das empresas parceiras e a capacitação técnica de mais de 80% das equipes envolvidas, contribuindo diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados à segurança alimentar, à saúde, à inovação, ao consumo responsável e às parcerias estratégicas.

Inovação de Produtos ou Serviços

Na modalidade Inovação de Produtos ou Serviços, o Biopark conquistou o primeiro lugar na categoria Instituições de Ensino e Pesquisa, com o Colégio Donaduzzi, protagonista do projeto Educação Inovadora como Pilar de Desenvolvimento Regional. Fundado em 2024, o Colégio Donaduzzi é totalmente integrado ao ecossistema de inovação local: os estudantes participam de pesquisas em parceria com o Biopark, competições nacionais e projetos com impacto ambiental ou tecnológico. 

A estrutura curricular híbrida equilibra conteúdos tradicionais com artes, esportes e mais de 50 atividades no contraturno, oferecidas pela Academia Donaduzzi. Nem mesmo o currículo básico obrigatório é aplicado em uma sala de aula convencional. Por meio de metodologias ativas e práticas experimentais de ensino, os estudantes tornam-se protagonistas do próprio ensino, conectados às demandas reais da sociedade e do mercado.

O processo de ensino e aprendizagem é totalmente personalizado, com materiais individuais, projetos interdisciplinares, avaliações e oficinas criativas e salas-laboratórios. Inspirado nos melhores modelos de ensino globais, o Colégio Donaduzi valoriza e reconhece o papel do educador. “Nossos professores são selecionados por uma banca multidisciplinar de alta exigência; temos docentes mestres e doutores; oferecemos salários acima da média; e mantemos uma educação continuada de excelência, com parcerias internacionais, como a Universidade de Helsinque, na Finlândia”, destaca o vice-presidente do Biopark, Paulo Rocha.

Ao final do primeiro ano letivo, os resultados já são perceptíveis. O projeto do Colégio Donaduzzi não apenas transformou a educação regional, como também reforçou a credibilidade internacional do ecossistema que o abriga. Em 2024, o Biopark foi oficialmente reconhecido pela International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP), principal rede global de parques científicos e áreas de inovação. “A presença de uma escola com proposta pedagógica alinhada às melhores práticas internacionais — conectada à ciência, à tecnologia e à formação integral — foi um dos fatores determinantes para esse reconhecimento, segundo os critérios da própria associação. O Colégio Donaduzzi se consolida, assim, como um pilar estratégico no posicionamento do Biopark como referência global em inovação com base educacional”, conclui Rocha.

Saiba quem são os premiados

1. Modalidade Inovação de Produtos ou Serviços

1.1. Categoria Micro e Pequena Empresa e Startup

CW Sistemas Ltda – DAISEE: Plataforma de IA Generativa para Análise de Documentos

1.2. Categoria Média Empresa e Startup

EEmovel Serviços de Informações S/A – Mercado Pleno de Produtos Agrícolas

1.3. Categoria Grande Empresa

Via Group Participacoes Ltda – Otimizador Logístico do Campo

1.4. Categoria Instituições de Ensino e Pesquisa

Biopark – Colégio Donaduzzi: Educação Inovadora como Pilar de

Desenvolvimento Regional

1.5. Categoria Organizações Públicas

FUNDETEC – Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Estação da Inovação Hub One

1.6. Categoria Organizações do Terceiro Setor

Iguassu – IT – Associação Técnico Cientifica do Oeste do Paraná – Iguassu-IT Day

2. Modalidade Inovação em Processos de Negócios

2.1. Categoria Micro e Pequena Empresa e Startup

Biohanusch Biotecnologia Ltda – Biotecnológica no Processo de Manejo de Cama Aviária

2.2. Categoria Média Empresa e Startup

Constel Tecnologia Ltda – Modelo de Inovação Constel

2.3. Categoria Grande Empresa

Frimesa Cooperativa Central – Muito Além do Mel

2.4. Categoria Instituições de Ensino e Pesquisa

Biopark Educação – Desenvolvimento e Validação de um Modelo de Negócio e Governança Colaborativa para Inovação Setorial no Oeste do Paraná

2.5. Categoria Organizações Públicas

Prefeitura de Santa Helena – Energia Sustentável

2.6. Categoria Organizações do Terceiro Setor

ACIC – Associação Comercial e Industrial de Cascavel – AcicLabs – Pré-incubação, Incubação e Aceleração

3. Modalidade Personalidade Destaque em Inovação

3.1. Categoria Micro e Pequena Empresa e Startup

Bruna Steckling – Lets go iguassu

3.2. Categoria Média Empresa e Startup

Marco Portes – Agropecuaria Vanguarda Ltda

3.3. Categoria Grande Empresa

Dilvo Grolli – Coopavel Cooperativa Agroindustrial

3.4. Categoria Instituições de Ensino e Pesquisa

Mônica Lady Fiorese – UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Toledo

3.5. Categoria Organizações Públicas

Aldo Nelson Bona – Secretaria de Ciência Tecnologia e Ensino Superior –- SETI

3.6. Categoria Organizações do Terceiro Setor

Vinicius França Alves – AcicLabs/Acic – Associação Comercial e Industrial de Cascavel

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS