A unidade móvel atende cidades da região e promove saúde feminina
A Carreta Saúde da Mulher realizou 1.022 exames em Conselheiro Mairinck e segue para Primeiro de Maio.
A Carreta Saúde da Mulher atendeu 1.022 mulheres e realizou 431 consultas em Conselheiro Mairinck, no Norte do Paraná, entre os dias 6 e 11 de outubro. A unidade móvel também passou por Guapirama, Jaboti, Japira, Pinhalão e Santana do Itararé, promovendo saúde feminina na região.
Números e indicadores do caso
Durante o atendimento, foram feitos 549 ultrassonografias transvaginais, de mamas e tireoide, além de 109 exames de citopatologia (papanicolau) e 364 mamografias. As mulheres que realizaram ultrassonografia saíram com os resultados em mãos, enquanto as mamografias e exames citopatológicos geraram protocolos para acesso online aos resultados em até cinco e 15 dias, respectivamente.
Mensagem de apoio e compromisso
“Cada atendimento e exames realizados representa uma mulher que recebeu atenção, cuidado e acolhimento. Ver os números crescerem a cada cidade é a prova de que o Paraná Rosa cumpre sua missão: salvar vidas por meio da informação, da prevenção e do acesso à saúde”, destacou Luciana Saito Massa, idealizadora do Paraná Rosa. O secretário de estado da Saúde em exercício, Cesar Neves, ressaltou a importância da adesão de todos os envolvidos em promover a saúde da mulher com estrutura de qualidade.
Próximos passos
Atualmente, a Carreta Saúde da Mulher está em Primeiro de Maio, no pátio do Hospital Municipal, e atenderá também as cidades de Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Sertanópolis e Florestópolis. Ao todo, a unidade móvel irá passar por 15 municípios até dezembro, realizando exames em mulheres de 60 cidades paranaenses. Além disso, a 7ª edição do Paraná Rosa traz diversas iniciativas voltadas à saúde feminina durante o mês de outubro, incluindo a Corrida da Vigilância em Saúde e exibições de filmes educativos sobre a importância do diagnóstico precoce.