HomeGeralCidadesInvestigações do incêndio na subestação da Eletrobrás começam hoje

Investigações do incêndio na subestação da Eletrobrás começam hoje

Técnicos da Aneel analisam causas do apagão que afetou todo o Brasil

Começam hoje as investigações sobre o incêndio na subestação da Eletrobrás, após apagão que atingiu todo o Brasil.

Começam nesta quarta-feira (15) as investigações sobre as causas do apagão que atingiu todos os estados brasileiros na madrugada de ontem (14). Técnicos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) visitam a subestação da Eletrobrás, em Bateias, na Região Metropolitana de Curitiba, onde um reator pegou fogo após uma falha elétrica. A investigação tem como objetivo esclarecer se houve falha do Operador Nacional do Sistema (ONS) ou da empresa responsável pela transmissão de energia.

Objetivos da investigação

A fiscalização dos técnicos visa avaliar a manutenção do equipamento onde teve início o incêndio, além de analisar aspectos como eficiência do sistema de isolamento do problema e possíveis falhas de proteção de equipamentos. O corte automático de fornecimento de energia elétrica é uma medida preventiva que busca reduzir os danos em outras áreas do sistema em caso de falhas em reatores.

Relatório de Análise de Perturbação

O Relatório de Análise de Perturbação (RAP) elaborado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) e pela Aneel será confeccionado a partir das informações obtidas pelas investigações. O documento deve ser concluído em até 30 dias.

Fechamento

As consequências do incêndio e as responsabilidades serão analisadas cuidadosamente para garantir a segurança do sistema elétrico brasileiro.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS