O ex-governador do Paraná e atual deputado federal, Beto Richa (PSDB), voltou a ser destaque no cenário político estadual após uma pesquisa de intenção de voto apontá-lo como segundo colocado na corrida pelo Palácio Iguaçu. Desde que foi eleito deputado em 2024, Richa tem percorrido o Estado, agradecendo eleitores e ouvindo demandas da população.
O levantamento, realizado pela Futura Inteligência e divulgado no fim de semana, animou o tucano, que voltou a comentar a possibilidade de disputar novamente o governo do Estado.
— A pesquisa, onde apareço em segundo lugar, é um reconhecimento do povo paranaense — afirmou o deputado, que ficou à frente de pré-candidatos como o secretário das Cidades, Guto Silva (PSD), o deputado Alexandre Curi (PSD), e o ex-prefeito de Curitiba e atual secretário de Sustentabilidade.
Segundo os dados, Richa teria entre 12,5% e 17,5% das intenções de voto no primeiro turno. Em uma eventual disputa de segundo turno, os índices variam de 24,9% a 28,5%, a depender do adversário.
— Já fui governador duas vezes e me sinto muito preparado para voltar a governar o Estado. Com mais experiência, tenho convicção de que faria um mandato ainda melhor. Várias pesquisas mostram essa vontade dos paranaenses. Mas não posso ser candidato de mim mesmo. Agora, se houver um projeto de Estado que eu possa representar, eu aceito a missão — disse, em entrevista à rádio Massa, de Cascavel.
A pesquisa da Futura ouviu 800 eleitores entre os dias 8 e 10 de outubro. Nos bastidores, há quem diga que Richa estaria alinhado com o atual governador Ratinho Junior. Se confirmado, o apoio pode ser decisivo para 2026.