HomeEconomiaGeralNatal em Maringá busca resgatar movimentação no centro da cidade

Natal em Maringá busca resgatar movimentação no centro da cidade

A Maringá Encantada 2025 deste ano terá um investimento de R$ 8 milhões e, como tema, o retorno das atividades ao centro, parcerias com o comércio e empresas privadas, a valorização dos artistas locais e o fortalecimento das ações solidárias por meio do Pra Somar. O evento natalino que será realizado de 6 de dezembro a 11 de janeiro de 2026.

A chegada do Papai Noel na cidade acontecerá no dia  6 de dezembro, às 20h, na Praça da Catedral, com apresentação da Orquestra Jovem do Sesc. No Parque do Japão, a abertura oficial do Natal ocorrerá em 7 de dezembro, com o acendimento da iluminação.

As atrações também incluem Vila do Papai Noel, Vila Gastronômica, concentração de food trucks na Catedral, vila de artesanato, passeios com trenzinhos, caravanas, cantatas de natal, iluminação em parques e avenidas e espetáculos nos distritos.

O prefeito Silvio Barros disse, nesta sexta-feira (7), que a expectativa é que o retorno das principais atrações para o Centro da cidade fomente ainda mais o comércio local. “Estamos fazendo um investimento e esperamos ter um retorno acima disso, o que será mensurado em parceria com o Codem”, disse.

De acordo com o prefeito, que reuniu a imprensa para apresentar a programação do Natal, explicou que “o período de festividade será menor em relação a anos anteriores pensando nesse resultado maior de concentração de público e de resultados ao comércio”.

“Temos parceiros que abraçaram o evento e também irão fazer investimentos, como na Vila do Papai Noel, por exemplo, que terá investimento de R$ 900 mil. E outros parceiros da iniciativa privada participarão com caravanas com caminhões decorados que irão percorrer a cidade e os bairros e pista de patinação no gelo na Avenida Mandacaru”, completou o prefeito.

Vila do Papai Noel e outra atrações – A Praça Napoleão Moreira da Silva será transformada na Vila do Papai Noel a partir do dia 7 de dezembro. O local reunirá a Casa do Noel, a Fábrica de Brinquedos e uma árvore de Natal com luzes que se acenderão à medida que os visitantes pedalarem para gerar energia. No local também estarão a Estação dos Trenzinhos, food trucks e o contêiner da Espectro em Movimento, uma sala multissensorial itinerante para promover a inclusão e o bem-estar de pessoas neurodivergentes. A Vila do Papai Noel funcionará das 17h até a meia-noite, até o dia 23 de dezembro.

A Associação Cultural Lírius ficará responsável por coordenar as atrações na Casa do Papai Noel e na Fábrica de Brinquedos. Por meio da iniciativa, crianças poderão ver de perto como funciona a ‘fábrica’ e receber orientações para criar brinquedos sustentáveis em casa com a família.

A Praça da Catedral receberá o Auto de Natal e o presépio, apresentações da Associação Cultural Lírius, carreta alegórica, decoração temática e iluminação, além de apresentações de artistas locais.

Ainda haverá diversas atrações natalinas para o mês de dezembro, como a Cantata de Natal no Centro Comercial em frente à Praça Raposo Tavares, o que ocorreu apenas uma vez em 1999. Também haverá Circuito de Corais em parceria com instituições e em diversos pontos da cidade, como o Centro Português e a Fundação Luzamor.

O estacionamento em frente ao Terminal Urbano será transformado em parque de diversões, que funcionará a partir de 1º de dezembro, das 17h às 22h. Também haverá brinquedos e barracas de artesanato entre a Praça Raposo Tavares e a Avenida Getúlio Vargas.

As atrações da Maringá Encantada também incluem a pista de patinação no gelo na Avenida Mandacaru com a Avenida Alexandre Rasgulaeff (Praça Reinaldo Guanaes Bittencourt Filho). A abertura será em 15 de novembro. A ação é realizada em parceria com o Núcleo Comercial Avenida Mandacaru e o programa Pra Somar, com dia de entrada solidária mediante doações.

A Prefeitura ainda realizará show de Réveillon na Praça da Catedral no dia 31 de dezembro. Os distritos também receberão shows em datas próximas à virada.

O secretário de Aceleração Econômica e Turismo, Anníbal Bianchini, destacou o envolvimento das diferentes pastas municipais e a importância das parcerias “A Maringá Encantada é construída coletivamente, integrando o trabalho das secretarias, do comércio local e das entidades civis. Essa união reforça o caráter cultural, econômico e solidário do evento”.

O secretário de Cultura, Tiago Valenciano, ressaltou que a programação será extensa e incluirá artistas maringaenses com destaque nacional no Show da Virada. “Estamos com processo de contratação adiantado e em breve poderemos fazer a divulgação”, explicou.

Vila Gastronômica – A partir de 1º de dezembro, a Avenida Getúlio Vargas terá a Vila Gastronômica e de Artesanato, com funcionamento entre 17h e 23h. A estrutura reunirá 20 barracas de alimentação e outras dedicadas ao artesanato local, no canteiro central. Para a atração, o fluxo de veículos na avenida será em meia pista. (Com Assessoria de Comunicação da Prefeitura).

A Praça Raposo Tavares, no final da Avenida Getúlio Vargas, concentrará também atrações, decoração temática e opções de alimentação.

Iluminação – Receberão iluminação natalina as avenidas Brasil; Getúlio Vargas; Paraná; das Palmeiras; Duque de Caxias; Herval; Humaitá; Mauá; João Paulino Vieira Filho; Mandacaru; Prudente de Moraes; São Paulo; Tiradentes; Tuiuti; Riachuelo; e XV de Novembro. Também receberão luzes natalinas as ruas Joubert de Carvalho; Néo Alves Martins; Piratininga; Santos Dumont; Travessa Jorge Amado; e Otávio Perioto, além de praças da cidade. O Parque do Japão também reunirá decoração e apresentações natalinas.

Nos distritos de Floriano e de Iguatemi, serão decoradas com a iluminação natalina, respectivamente, a Avenida Antonio Santiago Gualda e a Praça Nossa Senhora Aparecida, além da Avenida Antônio Bortolotto e a Praça Luiz Moreira de Carvalho. As principais praças dos distritos também receberão brinquedos.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS