HomeDESTAQUEAthletico enfrenta o Volta Redonda com Arena da Baixada cheia

Athletico enfrenta o Volta Redonda com Arena da Baixada cheia

O Athletico encara o Volta Redonda neste sábado (8), na Arena da Baixada, em um jogo em que o Furacão precisa vencer para continuar sonhando com o acesso à Série A.

A previsão é de público recorde na Arena da Baixada com 50 mil pessoas — sendo 10 mil do lado de fora, já que o estádio tem capacidade máxima de cerca de 42 mil . Com isso, o Furacão terá casa cheia diante do Volta Redonda, um ingrediente a mais para o time rubro-negro.

O Athletico ocupa a quarta colocação, com 56 pontos — mesma pontuação do quinto colocado, o Novo Horizontino. Em caso de vitória, o Furacão pode chegar à segunda colocação, mas dependeria de tropeços da Chapecoense, que enfrenta o América-MG, e do Remo, que encara o Novo Horizontino.

O time de Odair Hellmann vem em crescente melhora não apenas no ataque, com Viveros, mas também no setor defensivo. No returno, o Athletico sofreu 16 gols e agora tem a quarta melhor defesa da competição.

Em comparação com o primeiro turno, quando o Rubro-Negro levou 26 gols, a melhora se deve, em parte, à chegada do goleiro Santos. Além disso, Terans — que ainda não perdeu na Série B com a camisa do Athletico —, o jovem zagueiro Arthur Dias e o polivalente Benavidez também contribuíram para a evolução defensiva equipe.

Já o Volta Redonda briga na parte de baixo da tabela, lutando contra o rebaixamento. O time carioca ocupa a penúltima colocação, com 34 pontos — quatro a menos que o primeiro fora do Z-4. A equipe precisa vencer para seguir sonhando com a permanência na Série B. Em caso de derrota, o Voltaço será rebaixado para a Série C.

O duelo deste sábado colocará frente a frente o pior ataque da competição, com 23 gols marcados, e o segundo melhor, com 48. Outro dado importante: o Volta Redonda é o penúltimo melhor visitante da Série B, com apenas uma vitória fora de casa.

Retrospecto do confronto

Na história, as equipes se enfrentaram quatro vezes — duas pela Série B, com uma vitória para cada lado, e outras duas pela Copa do Brasil, quando o Volta Redonda eliminou o Furacão com placar agregado de 2 a 1.

O último duelo entre os times foi neste ano. O Athletico chegou a abrir 2 a 0, mas acabou sofrendo a virada por 3 a 2, com gols de MV, André Luís e Ítalo. Pelo lado athleticano, Alan Kardec e Bruno Zapelli marcaram.

Como vem o Athletico

O técnico Odair Hellmann terá o retorno do centroavante Alan Kardec, que volta após cumprir suspensão contra o Goiás. O atacante, no entanto, deve começar no banco de reservas, sendo opção para o segundo tempo.

O meia Dudu, que sentiu um desconforto muscular no jogo contra o Amazonas, ainda não deve ter condições de atuar neste sábado. Já o lateral-esquerdo Lucas Esquivel, que havia retornado de lesão contra o Goiás, sofreu uma nova contusão de grau 2 e está fora do restante da temporada.

Com isso, Odair deve manter a base da equipe que venceu o Goiás na última rodada.

Provável Athletico: Santos; Benavidez, Terans, Arthur Dias, Léo Derick; Felipinho, Patrick, Zapelli, Mendoza, Julimar e Viveros.

Técnico: Odair Hellmann.

Como vem o Volta Redonda

O time carioca tem vários desfalques para o duelo contra o Athletico. Na última partida, contra o Botafogo-SP, o Voltaço já tinha oito ausências: Chay, Du Fernandes, Fabrício, Henrique Silva, Lyncon, Lucas Chávez, Kayke e Sánchez. O meia Du Fernandes e o zagueiro Fabrício estão fora da temporada por lesão.

O Volta Redonda encerrou a preparação na quinta-feira (6) e deve repetir a escalação que empatou com o Botafogo-SP.

Provável Volta Redonda: Jefferson Paulino; Johnny, Igor Morais, Gabriel Pinheiro, Caio Roque; Bruno Barra, André Luís, Raí; MV, Ítalo e Marquinhos.

Técnico: Rogério Corrêa.

Ingressos e curiosidades

O Athletico pode registrar o maior público do ano neste sábado, diante do Volta Redonda. Até agora, o recorde de 2025 pertence ao clássico Atletiba, com 40.241 torcedores presentes. Já o maior público da história da Arena da Baixada foi registrado no ano passado, contra o Atlético-GO, com 42.177 torcedores.

O clube divulgou em seu site uma parcial de 40 mil ingressos confirmados, somando check-ins de sócios e vendas avulsas, além do pacote promocional para os dois últimos jogos do ano na Arena (contra Volta Redonda e América-MG).

O Rubro-Negro também informou que a torcida visitante assistirá à partida no camarote Arena Brahma, liberando o setor visitante para torcedores athleticanos.

Por Bernardo Bittencourt, especial para o Paraná Portal

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS