O Coritiba lançou, na manhã desta sexta-feira (7), sua nova camisa all black em homenagem ao Mês da Consciência Negra, celebrado em novembro. A camisa é uma ação de combate ao racismo e tem como lema “Pela inclusão, respeito e igualdade”.
A peça é totalmente preta, com gola arredondada e design moderno. Ela traz uma mensagem importante não apenas para o Mês da Consciência Negra, mas também para reforçar continuamente a luta contra o racismo no futebol e na sociedade.
A camisa “Consciência Negra 2025” possui selos especiais com frases de conscientização sobre o preconceito racial, além do recado com a mensagem: “Racistas não são bem-vindos no Couto”.
A textura da camisa remete às culturas ancestrais de Mali, na técnica tradicional do bogolan – ou bògòlanfini, que significa “pano de lama” em bambara. Além disso, a tipografia reforça uma conexão direta com a história do design ativista e com o poder da palavra como afirmação de identidade e resistência.
A tipografia foi inspirada no movimento dos lixeiros de Memphis, em 1968. Os cartazes “I AM A MAN” tornaram-se símbolo do design ativista ao usar uma tipografia simples e direta para expressar dignidade e resistência.
Por Bernardo Bittencourt, especial para o Paraná Portal




