HomeDESTAQUEAthletico renova com Odair Hellmann e contrata volante colombiano

Athletico renova com Odair Hellmann e contrata volante colombiano

O Athletico Paranaense acertou, nesta segunda-feira (22), a renovação de contrato com o técnico Odair Hellmann até o final de 2026. O acordo já estava bem encaminhado entre as partes e foi oficializado no início da semana.

Além da permanência do treinador, o Furacão acertou a contratação do volante colombiano Juan Camilo Portilla, de 27 anos, que chegou nesta segunda-feira ao Aeroporto Afonso Pena. O jogador, que estava no Talleres, da Argentina, assinará contrato de três anos com o clube paranaense.

Na última temporada, Portilla disputou 30 partidas, sendo 26 como titular, e contribuiu com uma assistência. O volante também integra o elenco da seleção colombiana, com oito jogos nas Eliminatórias da Copa do Mundo e três amistosos, e briga por uma vaga no Mundial.

Outro reforço confirmado é o volante Jadson, ex-Juventude, que assinou contrato por uma temporada. O jogador retorna ao Athletico após passagem pelo clube em 2015 e 2016, período em que disputou 27 partidas e marcou um gol. Em 2025, Jadson atuou em 45 jogos pelo Juventude, com três assistências, mas acabou rebaixado com o clube gaúcho.

O Athletico ainda busca a contratação de mais um volante, além de um zagueiro destro, um atacante de lado e um centroavante. A diretoria procura atletas com experiência na Série A e capacidade física para suportar uma temporada com mais de 40 jogos.

Outra movimentação confirmada foi a compra do lateral-direito João Correia, jogador de confiança do técnico Odair Hellmann. Inicialmente emprestado pelo Deportivo SP, o atleta foi adquirido em definitivo pelo Athletico com contrato de três temporadas e disputará o Campeonato Paranaense pelo elenco de aspirantes.

Sondagens do Athletico

O Furacão segue tentando a contratação do volante Bruno Gomes, do Internacional. O clube gaúcho já rejeitou duas propostas de cerca de 3 milhões de dólares e o Athletico prepara uma terceira oferta, na casa dos 5 milhões de dólares, que pode se tornar a contratação mais cara da história do clube.

Na atual temporada, Bruno Gomes disputou 15 jogos e deu duas assistências no Campeonato Brasileiro da Série A. Em 2023, pelo rival, atuou em 45 partidas, marcou três gols e distribuiu duas assistências.

Outro nome sondado é o de Lucas Sasha, volante de 35 anos que atua no Fortaleza. O jogador já havia sido procurado durante a Série B, mas as negociações não avançaram. Com o rebaixamento do Fortaleza, o cenário mudou, já que o atleta deseja disputar a Série A em 2026. Na temporada, Lucas Sasha disputou 46 jogos, marcou dois gols e foi o líder em desarmes da Série A, com 114.

O Athletico também sondou a situação do atacante Eduardo Sasha, de 33 anos, que pertence ao Bragantino. No entanto, a negociação é considerada difícil devido aos valores envolvidos. O jogador disputou 48 partidas na temporada, marcou nove gols, deu cinco assistências, teve 31 finalizações no gol e ficou entre os atletas com mais chances desperdiçadas.

Outro nome observado é o ponta Dylan Borrero, de 23 anos, do América de Cali. O atacante já teve passagens por Fortaleza e Atlético Mineiro, sem grande destaque. Na atual temporada pelo clube colombiano, soma 27 jogos, quatro gols e duas assistências.

Saídas do Athletico

O centroavante Lucas Di Yorio, que tinha contrato com o Athletico por mais dois anos, foi vendido ao Santos Laguna, do México. O jogador não vinha tendo espaço no Furacão e estava emprestado à Universidad de Chile.

O zagueiro Mateus Gamarra também deixou o clube e foi emprestado ao Olimpia, com contrato válido até o final de 2026.

Patrick se despediu do CT do Caju após o Athletico optar por não renovar seu contrato, que se encerraria ao final de 2026.

Mastriani não deve permanecer no elenco para a próxima temporada, apesar de ter vínculo até o fim de 2026. O clube, no entanto, ainda não encontrou um interessado para negociar o atleta.

Outro atacante que encerrou seu vínculo é Alan Kardec, que disputou 35 partidas pelo Furacão, marcou nove gols e deu uma assistência.

Kevin Velasco e Tevis retornam aos seus clubes de origem após o término dos empréstimos. Velasco volta ao Puebla, do México, após pouca utilização, enquanto Tevis retorna ao Cruzeiro.

Por fim, o zagueiro Tobias Figueiredo, que também teve poucas oportunidades no elenco principal, retorna ao Fortaleza.

Por Bernardo Bittencourt

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS