O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, se reuniu, nesta sexta-feira (23/1), em Roma (Itália), com a diretora de Sistemas Alimentares da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Corina Hawkes. Durante o encontro na sede mundial do órgão, o prefeito apresentou a candidatura da capital para sediar uma das conferências internacionais da FAO.
“Nós temos muito a mostrar nos fóruns internacionais organizados pela FAO e, por isso, apresentamos o nome de Curitiba para sediar esses encontros. Nossa cidade é referência em vários programas de segurança alimentar como suas mais de 200 hortas urbanas, e estão vindo aí mais 150 locais de cultivo no meu mandato, as três fazendas urbanas, os restaurantes populares, os armazéns e sacolões da família, as nossas feiras e outras iniciativas que colocam o alimento saudável na mesa do curitibano”, destacou o prefeito Eduardo Pimentel, que estava acompanhado da primeira-dama, Paula Mocellin.
De acordo com a diretora da FAO, Curitiba tem todas as credenciais para sediar um encontro da organização “Eu sou muito fascinada pelos programas de segurança alimentar de Curitiba. Inclusive, nós o incluímos como estudo de caso em um livro que publicamos há três anos sobre agricultura urbana”, salientou Corina.
De acordo com o prefeito, a segurança alimentar é uma das prioridades de sua administração na Prefeitura de Curitiba. “Desde o primeiro dia da minha gestão, em 2025, temos ampliado o acesso da população à alimentação de qualidade, bem como estamos buscando fortalecer a produção sustentável de alimentos. Entre as iniciativas destaco o programa Conexão Alimentar, que promove o uso sustentável de espaços urbanos para a produção de alimentos, revitalizando áreas degradadas e fortalecendo a segurança alimentar da população”, contou Eduardo Pimentel.
A diretora da FAO observou que a agricultura urbana é realmente uma porta de entrada fundamental para promover um maior acesso a alimentação de qualidade e saudável para a população. “A produção de alimentos em hortas permite conectar os diferentes atores ao longo da cadeia — desde os produtores até os consumidores, vendedores e instituições – e promover uma visão muito mais sistêmica”, ponderou Corina.
O encontro na sede da FAO também teve a participação de Rodolpho Zannin Feijó, assessor-chefe de Relações Internacionais e chefe do Cerimonial da Prefeitura de Curitiba.

Missão
A agenda oficial do prefeito Eduardo Pimentel em Roma (Itália) e Vaticano, dentro das celebrações dos 200 anos das Relações Diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé, segue até o dia 24 de janeiro e inclui encontros com autoridades italianas e da Santa Sé, bem como com embaixadores brasileiros e com representantes de organizações.
Na última quarta-feira (21/1), Eduardo Pimentel participou de uma audiência com o papa Leão XIV e se encontrou com o embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca de Souza para falar sobre as potencialidades de Curitiba na atração de capital estrangeiro. A manhã desta sexta-feira (23/1), começou com um encontro com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.
O Bicentenário das Relações Diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé está sendo celebrado com uma grande programação cultural, acadêmica e artística, com destaque para atividades realizadas na cidade de Roma. A programação contempla exposições, apresentações musicais e audiovisuais, seminários acadêmicos e o lançamento de publicações comemorativas.
Missa na Basílica Papal
Um dos momentos centrais das comemorações do bicentenário é a Missa Solene de Ação de Graças, nesta sexta-feira (23/1), às 16h (horário da Itália), na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore, em Roma. A celebração está sendo concelebrada pelo secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, pelo presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Jaime Spengler, por cardeais brasileiros e demais membros da presidência da CNBB. O rito litúrgico conta com acompanhamento musical da Camerata Antiqua de Curitiba, com repertório baseado na obra sacra do compositor barroco brasileiro Padre José Maurício Nunes Garcia.
O Bicentenário rememora o estabelecimento das relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé, iniciado com a chegada a Roma, em 1824, de monsenhor Francisco Corrêa Vidigal, primeiro Encarregado de Negócios do Brasil junto à Santa Sé.
Início do programa Conexão Alimentar, que promove o uso sustentável de espaços urbanos para a produção de alimentos, revitalizando áreas degradadas e fortalecendo a segurança alimentar da população: está sendo implantado um corredor verde multifuncional de 20 km em regiões estratégicas da cidade, abrangendo áreas de influência das redes de transmissão da Copel.
Hoje são 228 hortas urbanas (com 20 locais de cultivo criados em 2025), beneficiando um total de 41,1 mil pessoas.
Inauguração do Restaurante Popular do Tatuquara (6ª unidade).
Inauguração das fazendas urbanas do Tatuquara e CIC, totalizando três espaços.
Novos Armazéns da Família: Santa Felicidade, Cajuru e Caiuá (33 unidades no total).
Novo Sacolão da Família: Mercado Municipal Capão Raso (12 unidades no total).
Vale-alimentação para catadores: 945 catadores recebem R$ 440 por mês para usarem nos Armazéns da Família.
Cesta básica mais barata do Brasil: alimentos vendidos nos Armazéns e Sacolões da Família, segundo pesquisa do Dieese.


