A Camerata de Curitiba fez uma apresentação de gala na sexta-feira (23) na Basílica Papal de Santa Maria Maior, onde está sepultado do Papa Francisco, no Vaticano, em Roma. A colossal igreja paleocristã remonta ao Papa Liberio (352-366), foi reconsagrada após o Concílio de Éfeso (ano431 D.C.) pelo Papa Sisto III (432-440) como a primeira Igreja no mundo dedicada à Virgem Maria, nos conta o ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca, presente à apresentação da orquestra paranaense. “Lá se conserva o ícone Salus Populi Romanum – devoção do finado Papa Francisco – que lá pediu para ser sepultado”, explica Greca.

Estiveram presentes no concerto, 10 cardeais, entre eles o presidente da CNBB Dom Jaime Splenger, o bispo curitibano Dom Ricardo Hoepers, secretário geral da CNBB, Dom Orani Tempesta, cardeal do Rio de Janeiro, o cardeal Lorenzo Baldissera, que é pianista , já núncio apostólico no Brasil, e o Cardeal Arciprestre da Basílica de Santa Maria Maior Dom Rolanda Macrockas
O Maestro curitibano Ricardo Bernardes, radicado em Portugal, regeu a magnífica apresentação. O chanceler Mauro Vieira representou o presidente Lula e o paranaense Silvonei Prost representou o Dicastério de Comunicação do Vaticano, que transmitiu o evento em suas mídias para o mundo inteiro.


