HomeGERALFórum debate fortalecimento da produção cultural no Paraná e escolhe delegados para...

Fórum debate fortalecimento da produção cultural no Paraná e escolhe delegados para evento nacional

TEIA/Fórum Cultura Viva Paraná 2026 reúne 200 representantes para discutir políticas culturais e eleger delegados para fórum nacional

O TEIA/Fórum Cultura Viva Paraná 2026 reuniu representantes para fortalecer a produção cultural local e eleger delegados para evento nacional.

Confira a programação do TEIA/Fórum Cultura Viva Paraná 2026

30/01 (sexta-feira): Credenciamento, palestras e aprovação do regimento do fórum
31/01 (sábado): Palestra de Leandro Anton sobre “Pontos de Cultura pela Justiça Climática” e grupos de trabalho para discutir Plano Nacional Cultura Viva, governança e sustentabilidade da criação artística

  • 01/02 (domingo): Eleição dos delegados para o Fórum Nacional de Pontos de Cultura, apresentações artísticas e intercâmbio cultural

O papel do TEIA/Fórum Cultura Viva Paraná 2026 no fortalecimento cultural

O fortalecimento da produção cultural local foi o foco central do TEIA/Fórum Cultura Viva Paraná 2026, realizado em Guarapuava entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro. Contando com 200 representantes de Pontos e Pontões de Cultura, o evento buscou promover a valorização e visibilidade dessas iniciativas culturais comunitárias que abrangem diversas linguagens artísticas, como coletivos de hip hop, quilombolas, artesãos, entre outros.

Luciana Casagrande, secretária de Estado da Cultura, destacou a importância do encontro para a descentralização das políticas culturais e a construção coletiva de propostas que serão levadas para debate nacional. Laura Haddad, diretora de Apoio, Fomento e Incentivo à Cultura da SEEC, reforçou o caráter de articulação e celebração desses fóruns para fortalecer a política pública Cultura Viva.

Discussões estratégicas e desafios na política cultural

Durante o evento, foram debatidos avanços e desafios relacionados à Política Nacional de Cultura Viva e à Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). A palestra de Leandro Anton, coordenador-geral de Articulação da Cultura Viva do Ministério da Cultura, abordou a temática “Pontos de Cultura pela Justiça Climática”, alinhando a sustentabilidade e a criação artística como prioridades.

Além disso, os grupos de trabalho discutiram temas essenciais como o Plano Nacional Cultura Viva para a próxima década, a governança da política e a sustentabilidade do trabalho cultural. As propostas geradas serão sistematizadas e encaminhadas para discussão no âmbito nacional, representando um esforço coletivo para fortalecer o setor cultural em todo o Brasil.

Eleição dos delegados e formação da comissão estadual

No último dia do fórum, foram eleitos 30 delegados que representarão o Paraná no 5º Fórum Nacional de Pontos de Cultura e na 6ª TEIA Nacional. Estes delegados terão a responsabilidade de apresentar e defender as propostas formuladas durante o evento para deliberação nacional. Além disso, 16 representantes das macrorregiões foram escolhidos para compor a Comissão Estadual, fortalecendo a governança local das políticas culturais.

O Paraná possui aproximadamente 400 Pontos de Cultura registrados, e o fórum também foi um momento para reconhecer o trabalho dessas lideranças por meio da entrega de certificados e investimentos superiores a R$ 1 milhão, provenientes de editais da PNAB, destinados ao fomento dessas iniciativas.

Intercâmbio cultural e apresentações artísticas durante o evento

O TEIA/Fórum Cultura Viva Paraná 2026 proporcionou momentos de integração e trocas culturais entre os participantes. Apresentações como as da cantora e multi-instrumentista Helen Mello, do Grupo de Capoeira Guerreiro dos Palmares, do Coletivo Batalha do Lago, da Congada da Lapa, do grupo indígena JÓGÓG e do grupo de percussão Batuque do Quilombo enriqueceram o ambiente do encontro.

Helen Mello destacou a experiência positiva no evento, ressaltando o acolhimento e a interação entre os participantes. As atividades artísticas foram fundamentais para fortalecer as redes culturais e promover a diversidade das expressões presentes em todas as regiões do Paraná.

Fonte: rss.app

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS