HomeAgenda Cultural20 mil pessoas no Carnaval de Curitiba

20 mil pessoas no Carnaval de Curitiba

Neste sábado, primeiro dia do desfile de escolas de samba de Curitiba, mais de 20 mil pessoas ocuparam as arquibancadas para acompanhar os enredos que celebraram cultura, memória e imaginação, em um ambiente marcado pela presença de famílias, segurança reforçada e clima de festa.

Quem acompanhou o desfile foram o prefeito Eduardo Pimentel e sua esposa,  Paula Mocellin, além dos  filhos Luca, Eduarda e Leonardo. Ele destacou o crescimento e a organização do evento.

  “Curitiba tem carnaval, sim, e um carnaval cada vez mais organizado, com recorde de público e a presença de muitas famílias. A Prefeitura garantiu o repasse do patrocínio ainda antes do primeiro semestre, para que as escolas pudessem se planejar com tranquilidade. Temos ambulância, equipes de segurança e estrutura adequada. A população pode vir para a avenida, porque o carnaval está bonito e preparado para receber todos”, afirmou o prefeito.

A programação é coordenada pela Fundação Cultural de Curitiba, que mobiliza diversas secretarias e equipes técnicas para viabilizar o espetáculo. O presidente da FCC, Marino Galvão Júnior, ressaltou o trabalho coletivo envolvido.

“Fazer o Carnaval de Curitiba é sempre um grande desafio. São muitos agentes envolvidos, escolas, fornecedores, equipes técnicas e diferentes áreas da Prefeitura. É uma verdadeira maratona. Quando vemos tudo acontecendo e percebemos a alegria estampada no rosto das pessoas, especialmente da população que encontra aqui sua grande festa do ano, temos a certeza de que vale a pena”, disse Marino.

Entre uma escola e outra, o público foi animado pelo grupo humorístico Tesão Piá, que realizou intervenções descontraídas nos intervalos dos desfiles, ampliando a programação cultural das duas noites.

A maioria do público era formada por famílias de diferentes bairros da capital e também da Região Metropolitana.

Celebração da criatividade e da alegria

Quem abriu a noite dos desfiles da escolas do grupo especial foi a Imperatriz da Liberdade, que apresentou uma releitura do enredo autoral  Sou flecha, sou a força do teu arco, Senhor da floresta, Rei Caçador, originalmente apresentado há dez anos e responsável pelo título do grupo de acesso em 2016. Com 13 alas, três carros alegóricos e cerca de 400 componentes, a escola revisitou a obra de Jefferson Pires, Franco Cava, Heitor Hedeke e Marcos Mano.

Na sequência, a Acadêmicos da Realeza levou à avenida um enredo inspirado no conceito oriental do yin e yang, explorando as dualidades que se complementam na cultura e no cotidiano. Batizada pelo sambista Neguinho da Beija-Flor, a escola desfilou com 12 alas, três carros alegóricos e aproximadamente 450 componentes.

A terceira a entrar na passarela foi a Enamorados do Samba, que trouxe  o enredo Dois Bois e um Sonho: Parintins e Enamorados em uma só Festa, inspirado no tradicional Festival de Parintins, que celebra a disputa entre o Boi Caprichoso e o Boi Garantido. Cerca de 350 componentes participaram do desfile, distribuídos em nove alas e diferentes alegorias.

A Deixa Falar, escola mais jovem do carnaval curitibano, apresentou o enredo Tambores, Herança Ancestral, Essência da Vida, narrando a evolução do tambor como instrumento de comunicação dos povos primitivos até sua presença em ritmos contemporâneos. Foram 15 alas, três carros alegóricos e mais de 500 componentes na avenida.

Encerrando a primeira noite, a Mocidade Azul apostou no enredo Dormimos Só Para Descansar, Sonhar Sonhamos Acordados!, uma reflexão poética sobre o poder transformador dos sonhos. A escola levou 600 componentes, três carros alegóricos e dois tripés, com fantasias e alegorias produzidas por profissionais da própria agremiação.

Agenda do carnaval de Curitiba

Neste domingo (15/2), a programação começa ao meio-dia com a Marcha Zombie Walk, o já tradicional desfile de pessoas fantasiadas de monstros e personagens assustadores. A brincadeira parte da Boca Maldita e segue pela Rua XV de Novembro, finalizando na Praça Santos Andrade, onde haverá shows de bandas curitibanas.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS