
Cinemateca de Curitiba comemora 50 anos com exibição de 50 filmes
São clássicos, documentários, animações, curtas-metragens, produções contemporâneas brasileiras e de outros países
A Cinemateca de Curitiba chega aos 50 anos em 23 de abril e nessas cinco décadas se consolidou como um dos espaços mais importantes para a preservação e difusão do cinema paranaense e brasileiro. Para marcar a data, a Fundação Cultural de Curitiba preparou uma programação especial que se estende por todo o mês, uma seleção diversificada de filmes, encontros com realizadores, debates e mostras temáticas.
Durante o mês, serão exibidos 50 filmes, entre clássicos, documentários, animações, curtas-metragens, produções contemporâneas brasileiras e de outros países, paranaenses e curitibanos, indicados e vencedores de prêmios como o Oscar e o Festival de Cannes. Estarão em cena grandes diretores como François Truffaut, Vincent Minnelli, Akira Kurosawa, Win Wenders, Silvio Bach, Arnaldo Jabor, Andre Klotzel, Leon Hirzmann, Walter Salles, Bruno Barreto, Daniela Thomas.
A exibição será de terça a domingo, com uma média de dois a quatro filmes por dia. Aos domingos, às 16h, a sessão é especial para o público infantil. Além disso, algumas sessões serão comentadas por especialistas, após a exibição.
O ponto alto das comemorações dos 50 anos acontece de 23 a 30 de abril, com sessões temáticas sobre Curitiba e também a Semana das Duas Fernandas, uma homenagem às atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, mãe e filha, que possuem trajetórias marcantes no cinema brasileiro.
Toda a programação é gratuita. Veja:
50 anos da Cinemateca de Curitiba
5 de abril (sábado)
16h – A HISTÓRIA DE ADELE H – França, 1975 – Direção: François Truffaut – (Cineclube da Aliança Francesa). Baseado na vida de Adèle Hugo, filha de Victor Hugo, que se autodestrói por um amor não correspondido.
19h – OS ÚLTIMOS CEDROS – Brasil, 2024 – Direção: Rafael Farhat (Exibição Fechada). Tarek, diagnosticado com Parkinson, precisa decidir o futuro de sua barbearia enquanto auxilia amigos em Beirute.
6 de abril (domingo)
16h – Sessão Infantil – GAROTO CÓSMICO – Brasil, 2007 – Direção: Alê Breu. Três crianças vivem em um mundo futurista programado, até se perderem no espaço e descobrirem um universo infinito.
8 de abril (terça-feira)
19h – Documentários curtas-metragens do Curso de Cinema e Audiovisual da UNESPAR.
9 de abril (quarta-feira)
9h – 31 MINUTOS – Brasil, 2012 – Direção: Alvaro Díaz, Pedro Peirano. O boneco Juanín, produtor de um telejornal, é raptado por uma colecionadora de espécies raras, e seus amigos embarcam em uma missão de resgate.
19h – MÚSICA INESPERADA (Conjunto Renascentista e Studium Musicae) – Brasil, 2024 – Direção: Neni Glock. Documentário sobre grupos musicais que popularizaram a Música Antiga no Brasil, com depoimentos de músicos e historiadores.
10 e 11 de abril (quinta e sexta)
19h – MÚSICA INESPERADA (Conjunto Renascentista e Studium Musicae).
12 de abril (sábado)
16h – A RODA DA FORTUNA – EUA, 1953 – Direção: Vincent Minnelli – (Cineclube Atalante). Tony Hunter, um astro decadente, busca revitalizar sua carreira na Broadway, mas enfrenta desafios com um diretor pretensioso.
19h – MÚSICA INESPERADA (Conjunto Renascentista e Studium Musicae).
13 de abril (domingo)
16h – Sessão Infantil – O GRILO FELIZ – Brasil, 2001 – Direção: Walbercy Ribas. O Grilo Feliz e seus amigos enfrentam o maligno Wartlord para salvar Linda, a Estrela da Noite, em uma aventura sobre amizade e liberdade.
19h – MÚSICA INESPERADA (Conjunto Renascentista e Studium Musicae).
15 de abril (terça-feira)
19h – MUNDO CRUEL – Brasil, 2025 – Direção: Raphael de Jesus. Daniel, um universitário com deficiência, descobre que sua paixão secreta é garota de programa e decide contratá-la para conhecê-la de verdade.
16 de abril (quarta-feira)
19h – O CANTO DO MAR – Brasil, 1953 – Direção: Alberto Cavalcanti – (Pré-Cineclube São Bernardo). História de migrantes nordestinos que buscam melhores condições de vida, enquanto enfrentam desafios e esperanças no Recife.
19 de abril (sábado)
19h – RAN (1985) – Akira Kurosawa – Japão. No Japão feudal, um senhor feudal divide seu reino entre os filhos, sem perceber que a ambição os levará à guerra e destruição. Inspirado em Rei Lear, de Shakespeare.
Exibição em 35 mm.
20 de abril (domingo)
16h – Sessão Infantil – OS PORRALOKINHAS (2007) – Lui Farias – Brasil. Um grupo de crianças em uma colônia de férias enfrenta um criminoso transformado em jacaré, que busca um talismã para recuperar sua forma humana.
19h – PARIS, TEXAS (1984) – Wim Wenders – Alemanha: Após anos desaparecido, Travis é encontrado no deserto e tenta reconstruir sua relação com o filho e reencontrar sua esposa. Prêmios: Palma de Ouro no Festival de Cannes. Exibição em 35 mm.
22 de abril (terça-feira)
19h – Canções de Kamui (2023) – Hiroshi Sugawara – Japão: A história real de Teru, uma jovem Ainu que enfrenta discriminação e luta para preservar a cultura de seu povo por meio da escrita.
Semana de Aniversário (23 a 30 de abril)
23 de abril (quarta-feira)
19h -Exibição de filmes raros do acervo da Cinemateca de Curitiba
– Neve em Curitiba (1928, 3 min) – Registro raro da neve em Curitiba, mostrando paisagens e pessoas brincando.
– Curitiba Cidade Moderna (1951, 5 min) – Retrato da cidade na década de 1950, destacando seus atrativos.
– Em Busca de Curitiba Perdida (2008, 15 min) – Baseado em conto de Dalton Trevisan, reinterpreta Curitiba nos anos 1970.
– Cachorro não Chichorro (2007, 14 min) – Documentário-ficcional sobre o jornalista e escritor Alceu Chichorro.
– Vila Velha e Ponta Grossa (década desconhecida, 8 min) – Cenas históricas dessas regiões paranaenses.
– O Que é o Paraná – Vias de Comunicação (década desconhecida, 11 min) – Viagem de trem pela Serra do Mar.
– L´Etat du Paraná (década desconhecida, 7 min) – Registros da ferrovia Curitiba-Paranaguá.
24 de abril (quinta-feira)
17h – Lance Maior (1968) – Curitiba – Sílvio Back. Um jovem dividido entre o amor e a ambição social em Curitiba.
19h30 – Central do Brasil (1998) – Brasil – Walter Salles. Uma ex-professora e um menino viajam pelo Brasil em busca do pai dele.
25 de abril (sexta-feira)
17h – Curitiba Zero Grau (2010) – Curitiba – Eloi Pires Ferreira. Quatro homens desconhecidos cruzam seus destinos na capital paranaense.
19h30 – Eu Sei Que Vou Te Amar (1986) – Brasil – Arnaldo Jabor: Um casal recém-separado revive seu relacionamento em um intenso diálogo.
26 de abril (sábado)
15h – A Marvada Carne (1985) – Brasil – André Klotzel. Um caipira sonha em comer carne e se casa para conseguir seu desejo.
17h – Mystérios (2008) – Curitiba – Pedro Merege e Beto Carminati. Personagens atormentados pela insônia e pelo sobrenatural enfrentam noites perturbadoras.
19h30 – Eles Não Usam Black Tie (1981) – Brasil – Arnaldo Jabor. O conflito entre pai sindicalista e filho que se recusa a aderir a uma greve.
27 de abril (domingo)
15h – Terra Estrangeira (1995) – Jovem brasileiro parte para Portugal e se envolve em um perigoso esquema.
17h – Tudo Bem (1978) – Uma reforma residencial vira um caos, refletindo problemas sociais e políticos do país.
19h30 – O Que é Isso, Companheiro? (1997) – Guerrilheiros sequestram um embaixador dos EUA durante a ditadura.
29 de abril (terça-feira)
17h – Onde Os Poetas Morrem Primeiro (2001) – Brasil – Wlly e Werner Schumann. Escritor lida com um rompimento amoroso e pressões para seu novo livro.
19h30 – Inocência (1983) – Brasil – Walter Lima Jr. No século XIX, um médico se apaixona por sua jovem paciente, desafiando tradições.
30 de abril – (quarta-feira)
17h – Maré Alta (1968) – Brasil – Carlos Eugênio Coutin: Sobreviventes de um naufrágio disputam um tesouro escondido em uma ilha.
19h30 – O Primeiro Dia (1998) – Brasil – Walter Salles e Daniela Thomas: No Réveillon de 1999, uma professora e um fugitivo têm seus destinos cruzados.
*Com SCMS
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.