A Biblioteca Gralha Azul, iniciativa da ABC Projetos Culturais, divulgou o resultado do 3º concurso literário voltado a autores nascidos ou residentes no Paraná. O objetivo é dar visibilidade, revelar talentos e fortalecer a literatura infantojuvenil produzida no Paraná publicando agora mais 15 novos títulos.
O concurso recebeu mais de 200 textos, enviados por autores e autoras de diversas regiões do estado, evidenciando o alcance e a capilaridade da iniciativa. As obras foram avaliadas de forma anônima por uma curadoria contratada pela editora, que considerou critérios como qualidade literária, criatividade, originalidade e conformidade com o edital.
Nesta edição, foram selecionados 15 textos, que agora passarão por todo o processo de editoração: revisão gramatical, ilustração, diagramação, design de capa, entre outros. O autor/autora participa de todas as etapas em conjunto com a editora que prevê lançar as novas obras em junho desse ano.
O resultado completo do concurso e informações sobre o projeto estão disponíveis no site www.bibliotecagralhaazul.com.br.
Conforme previsto no edital, outros cinco textos já foram pré-selecionados pela curadoria e poderão ser publicados futuramente, caso o projeto receba novas destinações de Imposto de Renda, por meio da Lei Rouanet, à qual a Biblioteca Gralha Azul está aprovada.
A Editora ABC entrará em contato com os autores e autoras selecionados para formalizar os procedimentos de produção das obras, que passarão a integrar o acervo digital da Biblioteca Gralha Azul.
Projeto permanente e alcance internacional
Criada em 2024, a Biblioteca Gralha Azul é uma plataforma digital dedicada exclusivamente à literatura infantojuvenil paranaense, funcionando como uma vitrine de autores e autoras do estado. Atualmente, o acervo conta com 32 obras publicadas, e ao menos outras 15 devem serão incorporadas esse ano.
Desde o lançamento das primeiras obras, a plataforma já registrou mais de 80 mil acessos em 31 países, levando a produção literária infantojuvenil do Paraná a leitores de diferentes partes do mundo.
O projeto conta atualmente com patrocínio das empresas DAF, Belgotex do Brasil, Klabin, BRDE e Colégio Sepam, viabilizado por meio de leis de incentivo à cultura.
Lista dos contemplados:
- Agulhas de tricô – Lilian Deise de Andrade Guinski (Curitiba)
- As incríveis aventuras de uma sacolinha plástica que sonhava ser reciclada e sua fantástica jornada em direção ao depósito de lixo – Eduardo Diório Junior (Curitiba)
- As pedras do Edu – Elena Betel Lizcano Zuria Eggert (Maringá)
- Comeu fermento? – Carina Mirelli da Silva (Ponta Grossa)
- Como nascem as estrelas – Luane Carol Penteado Spak (Ponta Grossa)
- FLORmosa – Stely Brodowski Andrade dos Santos (Curitiba)
- Fora, Amora! – Catarina Zarochinski de Oliveira (Ponta Grossa)
- Gata Borralheira – Rosicler Antoniácomi Alves Gomes (Ponta Grossa)
- Nas Asas do Pássaro Azul – Isabella Fernandes de Lima (Castro)
- O Colecionador de Sussurros – Lucas Men Benatti (Maringá)
- O Dragão que Cuspia Água – Raquiel dos Santos (Dois Vizinhos)
- O rádio que falava inglês – Eduardo Luiz Baccarin Costa (Londrina)
- O Segredo do Velho Ipê – Amanda de Cassia Azevedo da Silva (Curitiba)
- Os Buracos do Zezinho – Jandyra Maria Kondera (Curitiba)
- Teddy na família cãopartilhada – Renata Barrozo Baglioli (Curitiba)


