Lançamento ocorrerá no próximo dia 08 de novembro, a partir das 15h, no Cine Passeio, no Espaço Valêncio Xavier.
Trata-se de um projeto desenvolvido ao longo dos últimos sete anos e que acredito poderá ser bastante útil como fonte de pesquisa para os amantes da sétima arte.
Eu acompanho a cerimônia de entrega do prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, mais conhecido como Oscar, há quase 50 anos. A primeira vez foi na noite de 29 de março de 1976.
Rubens Ewald Filho, carinhosamente chamado de “Senhor Oscar”, escreveria o prefácio do livro. Sua morte, ocorrida em junho de 2019, não permitiu que isso acontecesse. A tarefa coube a Luiz Carlos Merten, um dos mais respeitados críticos de cinema do Brasil.

Cinemarden Vai ao Oscar traz resenhas de todos os longas de ficção vencedores da cobiçada estatueta dourada em todas as categorias, da primeira cerimônia, realizada dia 16 de maio de 1929, até a 97ª, ocorrida em 02 de março de 2025, totalizando exatos 1.012 filmes resenhados.
Trata-se, até onde eu sei, da única obra no mundo a comentar os ganhadores do prêmio em quase todas as categorias. Ficaram de fora os documentários de longa-metragem, pela dificuldade que tive em vê-los todos, bem como os curtas de ficção, animação e documentário. (Imagens Estúdio Sossela).

 
                                    













