O Festival Internacional de Cinema Educação e Preservação (EducAção) chega a sua terceira edição, em Curitiba, ampliando a parceria com o Canadá e abrindo espaço também à Rede Kino(Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual). O festival vai exibir 53 filmes nacionais e internacionais em várias mostras competitivas entre os dias 23 e 26 deste mês.
Dedicado ainda à preservação cinematográfica, neste ano o festival homenageia o cineasta, escritor e multiartista Valêncio Xavier, um dos grandes nomes da cultura paranaense e brasileira.
“Criador da Cinemateca de Curitiba, Valêncio fez um trabalho importantíssimo na preservação da memória do nosso cinema”, destaca a coordenadora geral do festival, Téia Werner, idealizadora do festival ao lado da irmã, Mirna Werner.
A atuação de Valêncio é destaque na abertura do evento, com a exposição “Valêncio Xavier: EntreImagens e Palavras”, seguida de cerimônia de homenagem ao artista. A programação ocupa espaços na Cinemateca de Curitiba, no Sesc Centro e no Centro de Capacitação Guido Viaro.
Inclui a Mostra de Filmes do Québec, realizada em parceria com os projetos Kinomada e FFEQ – Festival du Film Étudiant de Québec, fortalecendo o intercâmbio cultural entre Brasil e Canadá. De forma online, diretamente do Quebec, acontecerá a live”Discussões sobre audiovisual etnográfico e antropologia multimodal no Brasil e em Québec”, ampliando o diálogo entre diferentes contextos e perspectivas de produção audiovisual.
Realização da Werner Produções, o festival inclui ampla agenda de atividades paralelas: oficinas formativas, simpósios, mesas de debate sobre cinema, audiovisual, preservação e educação, e uma masterclass dedicada à trajetória da Rede Kino, que promove o I Fórum Rede Kino Curitiba dentro da programação do festival. A Rede Kino reúne pesquisadores, professores, cineastas, cineclubistase educadores, desde 2008.

“Cada vez mais reafirmamos o compromisso coletivo com a difusão, a preservação e a reflexão crítica sobre o cinema e a educação”, diz Téia Werner, citando a parceria com o Kinomada, um organismo que se dedica, desde 2009, à produção, criação e difusão de filmes de curta-metragem internacionais. Para isso, realiza o que chama de laboratórios nômades e intensivos de curtas, de olho no intercâmbio cultural entre profissionais e artistas.
A Werner Produções realiza o 3°EducAção em parceria com a Universidade Estadual do Paraná(Unespar), Rede Kino, Escritório do Québec em São Paulo, Aliança Francesa de Curitiba, URBS, Curitiba Film Commission, Prefeitura de Curitiba, SescParaná, Cinemateca de Curitiba, Centro de Capacitação Guido Viaro e Sanepar.
Confira a programação completa no site www.festivaleducacao.com.br
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.