HomeAgenda CulturalObra perdida de Valêncio Xavier e Rones Dumke é recuperada em novo...

Obra perdida de Valêncio Xavier e Rones Dumke é recuperada em novo livro

No dia 10 de julho, às 19h, a Livraria da Vila, no Shopping Pátio Batel, em Curitiba, será palco do lançamento de uma verdadeira relíquia resgatada do tempo: “JOSNATH: a balada de Valêncio Xavier e Rones Dumke, novo livro do escritor Otávio Duarte.

Nesta obra instigante, Otávio revela os bastidores da criação de uma HQ pioneira, publicada há mais de meio século no extinto Diário do Paraná, e completamente esquecida até agora. Escrita por Valêncio Xavier, visionário do cinema e da literatura, e ilustrada por Rones Dumke, pintor de traço marcante, JOSNATH foi uma narrativa revolucionária para sua época, influenciada pelo cinema mudo e seriados policiais do início do século 20.

Para resgatar essa pérola do passado, Otávio convocou o designer e artista gráfico Luiz Antonio Guinski, seu parceiro em obras aclamadas como “Imagens da Evolução de Curitiba”. Juntos, eles enfrentaram o desafio de restaurar e tratar digitalmente imagens raras de um jornal deteriorado, alcançando um projeto gráfico ousado que valoriza cada quadrinho como uma peça única.

Além da recuperação da HQ, o livro traz um panorama fascinante das trajetórias de Valêncio e Rones nas artes visuais, no cinema e na literatura, ampliando o contexto dessa colaboração singular.

“JOSNATH” não é apenas uma publicação, é um reencontro com a ousadia artística de dois mestres que cruzaram as fronteiras entre linguagens.

ique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS